HIV, IST e Outros

Impactos da pandemia de Covid-19 na rotina de tratamento e cuidados do HIV no INI/Fiocruz

Por haver imposto medidas de isolamento social e gerado impactos econômicos, a pandemia de Covid-19 comprometeu o acesso a serviços de saúde, especialmente aqueles cujo tratamento e cuidados necessitam de uma rotina de visitas a centros de saúde. Entender exatamente os impactos deste cenário, no entanto, é ainda um desafio.

Um recente artigo publicado em janeiro de 2023 no periódico AIDS and Behavior, assinado por Anne Bocage, da Universidade da Califórnia, e Lara Coelho, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), do Rio de Janeiro, entre outros autores*, buscou avaliar de que maneira a rotina de cuidados do HIV se viu alterada durante o período pandêmico. O objetivo do estudo foi avaliar quais grupos foram mais impactados pela pandemia, tendo como parâmetro 906 pessoas que vivem com HIV que frequentaram o INI de 2019 a 2021.

O estudo comparou os resultados em um período imediatamente anterior à pandemia (março/2019 a fevereiro/2020) com o período pós-pandêmico (março/2020 a fevereiro/2021). Entre os parâmetros avaliados, estavam o comparecimento às visitas de acompanhamento, a realização de testes de monitoramento de carga viral e a supressão de carga viral.

Observou-se uma diminuição significativa nas visitas de acompanhamento e no monitoramento da carga viral entre os períodos pré e pós-pandêmico. Esse comprometimento, no entanto, se concentrou entre jovens de 18 a 24 anos e entre travestis e mulheres transgêneros. Tais resultados evidenciam um recorte de gênero e idade entre os mais afetados pela pandemia e a necessidade de um maior empenho para monitorar e reengajar esses grupos à rotina de cuidados do HIV.

Link para o artigo: https://link.springer.com/article/10.1007/s10461-023-03988-3

* Autores do artigo

Anne Bocage (1,2), Lara Coelho (3), Jordan Lake (1,4), Jesse Clark (1,5), Thiago Torres (3), Emília Jalil (3), Sandra Cardoso (3), Ronaldo  Moreira (3), Valdiléa Veloso (3), Beatriz Grinsztejn (3) e Paula Luz (3).

(1) Programa de Prevenção e Pesquisa em HIV na América do Sul, Escola de Medicina David Geffen, Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA

(2) Escola de Medicina Warren Alpert, Universidade Brown, Providence, EUA

(3) Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil

(4) UTHealth Houston, EUA

(5) Centro de Identificação, Prevenção e Tratamento em HIV, do Departamento de Medicina Familiar, Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA