AUTOTESTE PARA HIV

O que é autotestagem para HIV?

O autoteste para HIV é realizado por meio de testes rápidos. Nele, você coleta sua própria amostra, realiza o teste e interpreta o resultado. Vários estudos demonstraram que os autotestes são fáceis de realizar e que pessoas que não são profissionais de saúde podem usá-los de maneira segura, mesmo sem orientação prévia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o teste rápido como uma estratégia que pode ajudar um maior número de pessoas a conhecer seu status de HIV. No Brasil, alguns kits para autoteste são vendidos na farmácia.

O autoteste para HIV é um procedimento de triagem e, no caso de um resultado positivo, um teste confirmatório deverá ser realizado em um serviço de saúde.

Algumas pessoas podem ter um resultado negativo, quando já estão infectadas pelo HIV, mas o corpo ainda não teve tempo de desenvolver anticorpos contra o vírus em quantidade suficiente para serem detectados pelo autoteste. Este período é chamado janela imunológica e para o autoteste ele pode durar até 3 meses. Isso significa que se você teve alguma exposição a risco nos últimos 3 meses, pode ter um resultado de autotestagem negativo mesmo tendo contraído o HIV.

Quem NÃO deve utilizar o autoteste?

Pessoas que se expuseram a risco para contrair a infecção pelo HIV nas últimas 72 horas. Essa pessoa deve procurar um serviço de saúde para realizar um teste mais sensível e avaliar a necessidade de profilaxia pós-exposição (PEP).

– Crianças menores de 12 anos, pois ainda não foram coletados dados clínicos para demonstrar o desempenho do autoteste nesse grupo.

– Pessoas em uso de terapia antirretroviral, porque podem obter um resultado falso.

– Pessoas em uso de PrEP: não foram coletados dados clínicos para demonstrar o desempenho do autoteste nesse grupo

– Pessoas que se sintam emocionalmente incapazes de receber um resultado positivo sozinhas. Pessoas que não se sintam seguras para fazer o teste sozinho devem optar por fazê-lo na presença de um profissional de saúde.

Como fazer o teste?

Contato

Em caso de DÚVIDAS sobre o autoteste, ligue para o seguinte número GRATUITO: 0800-204-4042 ou Disque Saúde 136.
 
Área Segura