O que é PrEP

PrEP é a sigla de profilaxia pré-exposição, uma nova maneira de prevenir a infecção pelo vírus da Aids. Consiste no uso diário de antirretrovirais por pessoas não infectadas pelo HIV, com o objetivo de reduzir o risco de infecção pelo vírus nas relações sexuais.

O uso correto da PrEP reduz em mais de 90% o risco de infecção, índice similar ao preservativo. A eficiência de proteção está relacionada à adesão: por isso é necessária a tomada diária das doses indicadas, devendo ser somada a outras medidas de prevenção, tais como o uso de preservativos e gel lubrificante, já que essa profilaxia não impede a ocorrência de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A PrEP faz parte da chamada prevenção combinada.

PrEP 2+1+1

A PrEP oral é uma estratégia de prevenção ao HIV, sendo um dos componentes da política de prevenção combinada do Brasil. Novos esquemas vêm sendo estudados e resultados de eficácia apresentados. Baseado nesses resultados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso do esquema PrEP 2+1+1, ou PrEP sob demanda, apenas para gays e outros homens que fazem sexo com homens que mantêm relações sexuais pouco frequentes (uma vez por semana ou menos, em média), que sejam capazes de planejar o momento do sexo com 2 a 24 horas de antecedência ou postergar seu início em pelo menos 2 horas. Para saber mais da recomendação da OMS, acesse who.int/hiv/pub/prep/211/en/

Desde outubro de 2020, o ImPrEP passou a ofertar o  esquema PrEP 2+1+1 entre seus participantes, como o objetivo de avaliar a aceitabilidade e o interesse de uso. Esses dados poderão auxiliar futuramente a decisão de incorporar essa modalidade no protocolo nacional de PrEP (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da  PrEP).  Assim como no Brasil, a PrEP 2+1+1 também está sendo ofertada para participantes do ImPrEP no Peru e México.