Objetivos

Projeto ImPrEP (fase inicial)

A fase inicial do projeto ImPrEP foi realizada no Brasil, no México e no Peru, de 2018 a 2021, com o objetivo geral de abordar os aspectos estratégicos sobre a implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na modalidade oral e diária como política pública nos três países, por intermédio da oferta de comprimidos já na primeira consulta.

Mais informações sobre a fase inicial do projeto, clique aqui.

Projeto ImPrEP CAB Brasil (fase atual)

A fase atual do projeto tem como principal destaque o estudo de implementação ImPrEP CAB Brasil que visa, a partir dos bons resultados obtidos na fase inicial do projeto voltada à implementação da PrEP oral e diária, continuar oferecendo a profilaxia oral, mas também apresentar como alternativa aos interessados o cabotegravir de longa duração – CAB LA (long action), também conhecido como PrEP injetável.

O objetivo principal é gerar evidências científicas sobre a possível inclusão do CAB-LA como mais uma opção de PrEP e prevenção combinada via Sistema Único de Saúde no Brasil. A fase atual do projeto foi lançada no segundo semestre de 2022, com entrada em operação de alguns centros de estudo ImPrEP CAB Brasil no final de 2023.

Populações-alvo

O ImPrEP CAB Brasil está sendo implementado inicialmente junto a 1.200 participantes gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas não-binárias, travestis, mulheres e homens trans HIV negativos, de 18 a 30 anos, consideradas populações mais vulneráveis ao vírus. O projeto acontece em seis serviços de saúde pública que ofertam a profilaxia, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Campinas, Florianópolis e Manaus. Confira aqui.

Os interessados em usar a PrEP pela primeira vez como forma de prevenção ao HIV que forem a esses serviços públicos de saúde poderão optar entre a modalidade oral e a injetável, desde que estejam dentro dos critérios de inclusão. Para fazer essa escolha, receberão informações específicas sobre cada modalidade, visando saber qual delas melhor atende ao seu estilo de vida, incluindo conteúdos de mHealth (ferramenta digital de educação em saúde) para parte dos voluntários incluídos no projeto.

O ImPrEP CAB Brasil é uma realização da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, por intermédio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, com o Ministério da Saúde do Brasil, e tem apoio financeiro da Unitaid. O projeto também conta com a parceria da Universidade Peruana Caetano Heredia para ações específicas.

O que é o CAB-LA?

O CAB-LA foi avaliado em dois grandes estudos (HPTN 083 e HPTN084) realizados nas Américas do Norte e Sul, Ásia e África, que comprovaram sua eficácia e segurança para prevenção ao HIV. O CAB-LA foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, em 21 de dezembro de 2021, para PrEP visando reduzir o risco de transmissão sexual do vírus. No Brasil, o CAB -LA está em processo de registro pela Anvisa.