Informações Gerais Sobre PrEP Oral

O que é PrEP?

PrEP é abreviação de profilaxia pré-exposição, uma tecnologia de prevenção ao HIV, vírus causador da aids.
Atualmente, a PrEP pode ser administrada na forma oral (comprimidos) e injetável, sendo que no Brasil só está disponível a modalidade oral – a forma injetável encontra-se apenas em estudos de implementação.

 

A PrEP é uma vacina?


Não. A PrEP é uma profilaxia que faz uso de medicamento oral ou injetável para a prevenção do HIV, agindo de
forma diferente de uma vacina. Enquanto a vacina ensina o corpo a combater uma infecção ao longo do tempo, a PrEP só previne a infecção se o medicamento for tomado adequadamente.

 

Se a pessoa viver com HIV pode usar a PrEP?


Não. A PrEP é apenas para pessoas que vivem sem o HIV, com o objetivo de não adquirir a infecção. Se a pessoa
vive com HIV, deve iniciar o tratamento antirretroviral. Fazer o tratamento adequadamente controla a quantidade de vírus circulante no organismo, o que favorece a manutenção da saúde e impede a transmissão do vírus entre parceiros.

 

A PrEP previne mesmo contra o HIV?


Estudos previamente realizados mostraram a eficácia da PrEP nas modalidades oral e  injetável no sentido de prevenir o HIV. Seu percentual de eficácia está diretamente relacionada ao uso correto da medicação.

 

Qual a diferença entre PrEP e PEP?


PrEP (profilaxia pré-exposição) é preventivo – atua antes que ocorra a exposição ao HIV. PEP (profilaxia pós-exposição) é utilizado após a exposição ao vírus. A PEP é considerada uma emergência, pois a pessoa que foi exposta ao HIV deve iniciar a profilaxia com medicamentos antirretrovirais preferencialmente de 2 horas ao no máximo 72 horas após a exposição. Para saber onde encontrar a PEP no SUS acesse o endereço eletrônico www.aids.gov.br/pt-br/onde-encontrar-pep


 

O que são ISTs?


As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. O termo foi adotado em substituição a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. São transmitidas, principalmente,
por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST também pode acontecer de mãe para filho durante a gestação, o parto ou a amamentação (chamada de transmissão vertical).

 

A PrEP protege contra outras ISTs?


Não. A PrEP só previne contra o HIV. A PrEP não protege de ISTs como sífilis, clamídia e gonorreia. Desse modo,
o mais recomendado é adotar uma das estratégias da chamada prevenção combinada, como, por exemplo, o uso concomitante de preservativos. 
Sempre no caso de surgir algum sintoma, como corrimento, dor, verrugas ou feridas nos órgãos genitais (pênis ou vagina), ânus ou boca, a pessoa deve procurar um serviço de saúde para confirmar o diagnóstico de IST e receber o tratamento adequado. Toda e qualquer IST deve ser tratada, pois reduz o risco de contrair o HIV.


O que é prevenção combinada?


É a utilização conjunta de diferentes métodos que a pessoa escolhe para se prevenir da infecção pelo HIV,
atendendo às próprias necessidades e especificidades sexuais. A prevenção combinada é composta de diferentes métodos, entre eles preservativos, PrEP, PEP (profilaxia pós-exposição), testagem e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis, como gonorréia, sífilis e clamídia, testagem e vacinação contra hepatite B, bem como testagem regular do HIV. Conhecer o próprio risco ajuda a escolher os métodos que melhor se adequam a cada pessoa.

 

Como a PrEP oral funciona? 

A PrEP oral é a combinação de dois medicamentos antirretrovirais (tenofovir + entricitabina) que atuam para “bloquear alguns caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo.

Quem pode usar a PrEP oral?

De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV (PCDT 2022, do Ministério da Saúde), a PrEP oral deve ser considerada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco aumentado de aquisição da infecção pelo HIV.

A PrEP oral é recomendada para indivíduos das populações-chave que apresentem risco aumentado de infecção pelo HIV, mas também deve ser considerada para outras pessoas sem infecção pelo HIV que cumpram critérios para o uso da profilaxia, conforme suas práticas sexuais, número de parcerias, uso irregular de preservativos e qualquer outro contexto específico associado a um maior risco de infecção e que demonstrem interesse e motivação em relação ao uso do medicamento. Saiba mais clicando aqui


Um adolescente pode tomar a PrEP oral?

A PrEP oral deve ser considerada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco aumentado de aquisição da infecção pelo HIV. Para os adolescentes, deve-se garantir o acesso a serviços, orientações e consultas de saúde sem a necessidade de presença ou autorização de pais ou responsáveis, com direito à privacidade e sigilo, salvo em situações de necessidade de internação ou de risco de vida, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente. Clicando em  https://www.prep1519.org você conhece o projeto PrEP 1519.

É preciso tomar a PrEP oral todos os dias?


Sim. Sua eficácia está diretamente ligada ao uso adequado do medicamento.

 

Em quanto tempo a PrEP oral diária começa a fazer efeito?


Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da PrEP, após o início do esquema diário, são necessários sete dias de uso regular dos comprimidos para que o organismo esteja protegido contra o HIV nas relações sexuais anais, sendo necessários 20 dias para as relações sexuais vaginais. Porém, a Organização Mundial da Saúde já recomenda que qualquer início (ou reinício, após um período de interrupção) deve ser com dois comprimidos de PrEP, seguidos de um comprimido diário para aqueles que farão uso do esquema oral diário.

 

Onde é possível conseguir a PrEP oral diária?

Em www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/prep-profilaxia-pre-exposicao/onde-encontrar-a-prep, você conhece
as unidades do SUS que disponibilizam gratuitamente o medicamento.

 

O que é a PrEP oral 2+1+1?


A PrEP 2+1+1, também conhecida como PrEP sob demanda, é uma alternativa ao uso da PrEP oral atualmente indicada pela OMS apenas para gays e outros homens que fazem sexo com homens que façam sexo infrequente (frequência menor ou igual a 1 vez por semana), sejam capazes de planejar o início de relação sexual com ao menos 2 horas de antecedência ou adiar seu início em ao menos 2 horas e considerem ser esse o esquema mais
conveniente e que desejem fazer uso dele. A PrEP 2+1+1 consiste em tomar 2 comprimidos entre 2 e 24 horas antes do ato sexual, 1 comprimido 24 horas após a primeira dose e 1 comprimido 24 horas após a segunda dose.

Saiba mais sobre essa modalidade acessando a nota técnica nº 563 do Ministério da Saúde em http://azt.aids.gov.br/documentos/SEI_MS%20-%200030684487%20-%20Nota%20T%C3%A9cnica%20563.2022.pdf www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/prep-profilaxia-pre-exposicao/onde-encontrar-a-prep