Espaço HSH PrEP, HSH e trans

Comparando as características de HSH segundo estratégia de recrutamento: abordagem on-line como ferramenta útil durante a pandemia de Covid-19

Conduzido por Thiago Torres, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz, e outros colaboradores do Grupo de Estudos ImPrEP*, “Comparando as características de HSH segundo estratégia de recrutamento: abordagem on-line como ferramenta útil durante a pandemia de Covid-19” foi um dos pôsteres apresentados pelo ImPrEP na 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), realizada em Montreal, Canadá, de 29 de julho a 2 de agosto.

Estratégias de recrutamento complementares são necessárias para atingir populações heterogêneas. As estratégias on-line podem alcançar os gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) envolvidos em comportamentos de alto risco para o HIV, mas podem não chegar nas populações de difícil acesso, como os mais jovens, com renda mais baixa, bem como aqueles que vivem fora das principais áreas urbanas. As medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19 dificultaram a adoção de estratégias presenciais. O objetivo do estudo foi descrever a aplicabilidade de diferentes métodos para recrutar HSH brasileiros para uma pesquisa sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV durante o período pandêmico.

O recrutamento presencial de HSH maiores de 18 anos ocorreu em cinco centros do estudo ImPrEP do país: Manaus, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. A seleção on-line aconteceu por meio de anúncios nos aplicativos de encontros (Hornet e Grindr), que recrutou pessoas de quaisquer cidades brasileiras.

Até dezembro de 2020, 3.553 participantes foram selecionados. Desses, 2.874 (80,9%) entraram no estudo de forma on-line e 679 (19,1%) de maneira presencial. No geral, 1.032 (29%) estavam usando PrEP (93% tomavam PrEP oral diária, 4% PrEP injetável e 3% PrEP sob demanda (2+1+1)). A maioria dos voluntários era do sudeste brasileiro (67,2%). Em comparação com a amostra presencial, os HSH recrutados via on-line eram mais velhos, brancos, de alta renda, com ensino superior completo e autodefinidos como gays. Os não usuários de PrEP selecionados via aplicativos tinham maiores chances de serem brancos, de alta renda, com ensino superior completo e residentes na região sudeste do país. A maioria dizia ter disposição para usar a profilaxia.

Para os autores, enquanto durar a pandemia de Covid-19, a abordagem on-line pode substituir as estratégias presenciais para recrutamento de HSH em alto risco de HIV. No entanto, a seleção de pessoas socialmente vulneráveis seria menos eficaz se ficasse restrita apenas a esse tipo de estratégia.

*Autores do trabalho:

Thiago Torres(1), Emilia Jalil(1), Claudia Pereira(2), Daniel Bezerra(1), Alessandro Faria(3), José D. Brito(4), Marcus Lacerda(5), Daila Silva(6), Gabriela Teixeira Ribeiro(1),Monaliza Rebouças(3), Vinicius Casaroto(6), Antônio Lázaro Barbosa(5), João Paulo Cunha(4),Jusciléia Pimenta(4), Marcos Benedetti(1), Cristina Pimenta(7), Brenda Hoagland(1), Beatriz Grinsztejn (1) e Valdiléa Veloso , do Grupo de Estudos ImPrEP

  •  Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil
  • Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil
  • Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa, Salvador, Brasil
  • Hospital da Asa Sul, Brasília, Brasil
  • Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Manaus, Brasil
  •  Centro de Testagem e Aconselhamento Santa Marta/Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, Brasil
  •  Ministério da Saúde do Brasil, Brasília, Brasil