2022 Notícias

Pesquisa nos EUA revela temor infundado de pessoas LGBTQIA+ de a vacina contra Covid-19 afetar o tratamento ou a prevenção do HIV

Pessoas vivendo com HIV foram incluídas em ensaios clínicos para todas as vacinas contra a Covid-19 atualmente aprovadas nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) daquele país. No entanto, cerca de 32% dos adultos LGBTQIA+ entre 1.500 pessoas, em julho de 2021, afirmaram temer que a vacina possa afetar negativamente sua medicação para o tratamento ou prevenção do HIV, de acordo com  pesquisa on-line realizada pela Human Rights Campaign (HRC) e uma empresa de pesquisa de mercado da Califórnia.

Para os especialistas, o resultado entre as pessoas que vivem com HIV é preocupante, especialmente entre a população LGBTQIA+ negra e latina, desproporcionalmente afetada pelo HIV. A pesquisa apontou que 39% dos negros e 34% dos latinos entrevistados demonstravam preocupação com possíveis impactos da vacinação contra a Covid-19 em relação ao tratamento ou à prevenção do HIV, inclusive quanto à profilaxia pré-exposição (PrEP).

Henry Masur, diretor da Unidade de Medicina Intensiva do Centro Clínico do National Institutes of Health, diz não haverqualquer evidência de que as vacinas mRNA, ou a vacina da Johnson & Johnson, interajam com os medicamentos referentes ao HIV. Esse grupo de pessoas preocupadas é significativo em uma população que confiou amplamente nas pesquisas da vacina contra a Covid-19, já que a maioria dos entrevistados pelo HRC foram totalmente vacinados (91%). Outra informação que se proliferou é a crença de que a medicação anti-HIV pode proteger contra o coronavírus, o que não foi comprovado.

Para Goodman-Meza, professor assistente de doenças infecciosas na Universidade da Califórnia (UCLA), a falta de educação sobre a vacinação significa, em última análise, que os profissionais de saúde não conseguiram alcançar as pessoas de forma eficaz, destacando que as pessoas negras ou latinas acabam sofrendo mais por terem menos acesso aos cuidados de saúde e de HIV, especificamente.

O CDC recomenda que as pessoas que vivem com HIV sejam vacinadas, especialmente porque podem ter maior probabilidade de adoecer de forma mais grave ao contrair a Covid-19. Para os pesquisadores, as autoridades de saúde pública devem focar suas mensagens para chegar às pessoas que hesitam em se vacinar e que vivem com HIV, em especial homens negros e latinos gays e bissexuais (HSH). De 2015 a 2019, os diagnósticos de HIV entre HSH nos EUA permaneceram estáveis ​​para homens negros e latinos, enquanto os diagnósticos para homens brancos diminuíram 17%, de acordo com o CDC.

Fonte: The 90th/WFAE 90.7, de 27 de novembro de 2021https://www.wfae.org/health/2021-11-27/some-lgbtq-people-worry-that-the-covid-19-vaccine-will-affect-hiv-medication-it-wont