Espaço HSH PrEP, HSH e trans

Estudo avalia elegibilidade e uso da PrEP em HSH dos EUA

A edição de 3 de outubro de 2021 do Journal of the International AIDS Society traz artigo resultante de um estudo que aborda as expectativas em torno do atual uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) nos Estados Unidos, destacando aspectos quanto à elegibilidade ou não da sua utilização.

Kevin M. Weiss e sua equipe, da Universidade Emory, nos EUA, conduziram uma análise que contou com 3.508 HSH sexualmente ativos e HIV negativos, participantes de uma rede virtual de 2017 a 2019, para determinar se a associação entre as indicações para PrEP e o seu uso diferiam quando analisados junto a dados demográficos (como idade, sexo, renda anual, ocupação etc.) e geográficos. Os autores do estudo também quiseram estimar o uso da profilaxia entre HSH e avaliar se a sua utilização estava alinhada em termos de elegibilidade.

Inicialmente, os pesquisadores analisaramse os entrevistados atendiam às indicações para o uso da PrEP, incluindo itens como, por exemplo, comportamentos autorrelatados, número de parceiros sexuais recentes, se o participante e parceiro estavam em usoda profilaxia, da terapia antirretroviral e/ou de preservativos, além de histórico do parceiro em relação a diagnósticos de infecções sexualmente transmissíveis.

Em seguida, foram combinadasas designações geográficas (Sul, Centro-Oeste, Nordeste, Oeste) com os códigos postais e dados de raça/etnicidade relatados pelos participantes, incluindo negros não-hispânicos, brancos não-hispânicos, hispânicos, outras raças/etnicidade. Também foram considerados os seguintes grupos etários: 15 a 17 anos; 18 a 24; 25 a 34; 35 a 44; 45 a 54; e 55 a 65.

Entre os resultados alcançados pelo estudo, alguns destaques: dos 3.508 homens elegíveis para PrEP incluídos na análise, 18% relataram usá-la atualmente e 82% não. Mais da metade (61%) dos que tomam a profilaxia tem critérios que atendem às indicações para a sua utilização. Dos 2.314 HSH que não atendem às indicações, 10,6% estão usando a PrEP. No total, cerca de 30% dos HSH elegíveis para uso da PrEP o fazem de forma desalinhada às indicações atuais.

O menor uso da PrEP foi encontrado no Sul e o maior no Oeste. Detectou-se quea utilização da profilaxiaera menor nos grupos etários mais jovens (15 a 17 e 18 a 24 anos) e maior entre os de 45 a 54 anos. Não foram encontradasvariações significativas no uso atual de PrEP por raça/etnia, apesar da indicação de menor uso entre os HSH hispânicos.

De acordo com os autores, ficou evidente o desalinhamento entre as indicações do Serviço de Saúde Pública dos EUA para a PrEP e o seu uso atual entre HSH elegíveis. O estudo conclui que as indicações comportamentais e as diferenças demográficas na adoção da profilaxia destacam barreiras potenciais e lacunas na sua implementação, tanto nos Estados Unidos como globalmente.Essas lacunas precisam ser abordadas para atender a todo o potencial da PrEPcom o objetivo de reduzir novas infecçõesde HIV.

Fonte: Journal of the International AIDS Society, 3 de outubro de 2021

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jia2.25826