2021 Notícias

Pessoas vivendo com HIV com CD4 abaixo de 200 células/mm3 mostram respostas mais fracas às vacinas contra a Covid-19

Pesquisadores italianos relataram na 18ª Conferência Europeia sobre Aids, ocorrida de forma virtual em outubro 2021, que pessoas que vivem com HIV e apresentam contagens de CD4 mais baixas são menos propensas a produzir respostas de anticorpos após duas doses de uma vacina de mRNA, especialmente a da Pfizer.

As autoridades de saúde pública nos Estados Unidos e da Europa já recomendam uma terceira dose de vacina contra o SARS-CoV-2 para pessoas vivendo com HIV com supressão imunológica, mas ainda há falta de clareza sobre qual limiar de CD4 seria necessário para uma terceira dose.Andrea Antinori, do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, em Roma, e colegas projetaram um estudo para comparar as respostas imunológicas de anticorpos após a vacinação em pessoas com HIV com imunodeficiência grave (contagem atual de CD4 abaixo de 200 células/mm3), aquelas com imunodeficiência moderada (contagem de CD4 entre 200 e 500 células/mm3) e aquelas sem imunodeficiência (contagem de CD4 acima de 500 células/mm3).

O objetivo era saber se uma contagem baixa de CD4 comprometia as respostas vacinais. O estudo incluiu 166 pessoas, 32 com imunodeficiência severa, 56 com imunodeficiência moderada e 78 sem imunodeficiência. A população do estudo era predominantemente masculina, com média de idade de 57 anos naqueles com CD4 abaixo de 200 células/mm3 e de 54 anos nos outros dois grupos. A contagem mediana de CD4 no grupo com imunodeficiência severa foi de 140 células/mm3, em comparação com 335 células/mm3 no grupo com imunodeficiência moderada e 727 células/mm3 no grupo sem imunodeficiência.

O estudo avaliou as respostas de anticorpos medindo os níveis de anticorpos IgG de domínio de ligação do receptor e neutralizando os níveis de anticorpos após a primeira dose, antes da segunda dose e um mês após a segunda dose. Os níveis de anticorpos e as respostas de neutralização foram significativamente menores em pessoas com contagem de CD4 abaixo de 200 células/mm3 em comparação com pessoas com contagem de CD4 acima de 200, um mês após a segunda dose. A comparação das respostas de anticorpos antes da segunda dose e um mês após a segunda dose mostrou uma melhora aproximada de dez vezes no nível de anticorpos em todos os grupos.

Até um mês após a segunda dose, todos os 166 participantes vivendo com HIV, exceto cinco, tinham anticorpos detectáveis (quatro no grupo <250 células/mm3 e um no grupo >500 células/mm3 não desenvolveram anticorpos), e os pesquisadores consideraram essas respostas como “robustas”. Em todas as medidas, as pessoas com contagem de CD4 abaixo de 200 células/mm3 tinham medidas de anticorpos ou neutralização aproximadamente um terço menorem relação às observadas em pessoas com contagem de CD4 acima de 500 células/mm3.

O estudo conclui que um menor número de anticorpos após a segunda dose de vacina implica necessidade de uma terceira dose. Mais pesquisas são necessárias para esclarecer o impacto de uma terceira dose em pessoas com baixa contagem de CD4, tanto no nível de resposta de anticorpos alcançado quanto na velocidade em que os níveis de anticorpos diminuem após uma terceira dose.

Efeitos colaterais

Um segundo grupo italiano de pesquisa analisou a incidência de efeitos colaterais após a aplicação da vacina Moderna em 453 pessoas vivendo com HIV que recebem cuidados na clínica de HIV do Hospital San Paolo, em Milão.

Cinquenta e um por cento relataram pelo menos um sintoma após a primeira dose e 73% após a segunda dose. Não foram relatados eventos adversos graves. As reações locais e sistêmicas à vacinação foram consistentes com testes clínicos: dor, inchaço, vermelhidão no local das injeções, dores muscularese de cabeça, calafrios e febres.

Fonte: Aids Map de 1 de novembro de 2021

https://www.aidsmap.com/news/nov-2021/people-hiv-cd4-counts-below-200-show-weaker-responses-covid-19-vaccines

Resumo apresentado na conferência:

https://eacs2021.abstractserver.com/program/#/details/presentations/498