Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para usuários da PrEP
O Ministério da Saúde anunciou a decisão de ampliar o alcance da vacinação contra o HPV também para usuários da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na faixa de 15 a 45 anos de idade. A vacina quadrivalente (HPV4) protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus.
Segundo o ministério, a medida foi implementada porque os usuários da PrEP apresentam risco aumentado de aquisição da infecção pelo HPV. Esses usuários poderão se vacinar em qualquer sala de vacina pública, como posto de vacinação, CRIE, Serviço de Atendimento/SAE, Centro de Testagem e Aconselhamento, desde que apresente algum tipo de comprovação de que faz uso da profilaxia.
A recomendação é que não vacinados contra o HPV recebam três doses no esquema 0 – 2 – 6 meses (segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose). No caso de pessoas que utilizam a PrEP e que já tenham sido previamente vacinadas, mas com esquema incompleto, a recomendação é completar as três doses. Já pacientes que utilizam a PrEP e foram vacinados com esquema completo, conforme preconizados para determinadas faixas etárias ou situações especiais, não deverão ser vacinados novamente com qualquer dose.
Vale ressaltar que a vacina contra o HPV é contraindicada para gestantes e qualquer pessoa com alergia a algum dos seus componentes.
“Importante lembrar que a vacina contra HPV e a PrEP não impedem outras infecções sexualmente transmissíveis. Então, não podemos nos descuidar no uso da camisinha”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Ver nota técnica com as diretrizes da imunização em https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/notas-tecnicas/2024/nota-tecnica-conjunta-no-101-2024-cgici-dpni-svsa-ms/