HIV, IST e Outros

Homens que vivem com HIV têm diagnóstico tardio do câncer de próstata

Estudo norte-americano conduzido por Keith Sigel, da Escola de Medicina Icahn, localizada em Nova York, nos Estados Unidos, e outros pesquisadores, aponta que homens que vivem com HIV têm uma probabilidade maior de serem diagnosticados tardiamente com câncer de próstata quando comparados a homens HIV negativos. A análise foi apresentada na 31ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada de 3 a 6 de março, em Denver, nos Estados Unidos.

Por meio de dados do governo dos Estados Unidos, obtidos de 2001 a 2018, a equipe do estudo identificou 751 homens com HIV que foram diagnosticados com câncer de próstata e os comparou com outros 2.773 homens também com câncer de próstata mas sem o vírus. Todos os participantes que viviam com HIV estavam em terapia antirretroviral.

Os indivíduos com o vírus tinham média de idade de 62 anos. Desses, 426 eram negros e 325 brancos. Já os pacientes HIV negativos possuíam média de idade de 67 anos e eram, em sua maioria, brancos (65%).

Todos os participantes da análise tiveram o câncer de próstata identificado por meio de testes de PSA (exame de antígeno prostático específico, utilizado para rastrear a doença). Os que viviam com o vírus apresentavam níveis de PSA significativamente mais altos no momento do diagnóstico do câncer de próstata em comparação com os pesquisados HIV negativos (6,8 ng/ml contra 5,3 ng/ml).

Aqueles que viviam com HIV também tinham maiores chances de desenvolver uma modalidade mais grave da doença, conhecida como câncer metastático, quando o tumor sai de seu órgão de origem e se espalha pelo corpo humano. Níveis mais altos de PSA e o aparecimento de câncer metastático indicam uma probabilidade elevada de diagnóstico tardio do câncer de próstata.

Segundo os autores, os homens com HIV tinham mais chances de morrer após o diagnóstico do câncer, caso apresentassem tumores metastáticos. Quando o câncer ficava restrito à próstata, não foi registrada diferença significativa do risco de morte, independentemente do status sorológico do paciente.

Fonte: site da CROI, de 5 de março de 2024.

(https://www.croiconference.org/abstract/prostate-cancer-characteristics-and-outcomes-for-veterans-with-hiv-in-the-antiretroviral-era/)