HIV, IST e Outros PrEP, HSH e trans

ImPrEP apresenta dados sobre a taxa de incidência anual de HIV e infecções recentes entre minorias sexuais e de gênero no Brasil e no Peru

Obter estimativas sobre a incidência de HIV é fundamental para monitorar a dinâmica da epidemia e a efetividade de intervenções de saúde pública. Tais dados servem como referência importante para se projetar números sobre infecções em determinado período e local, assim como a quantidade de infecções evitadas com o uso de estratégias de prevenção, como a profilaxia pré-exposição (PrEP).

Recém-publicado na edição de dezembro de 2023 do periódico The Lancet Regional Health – Americas, um artigo divulgou dados sobre infecções recentes por HIV e criou estimativas de incidência anual do vírus entre minorias sexuais e de gênero em 15 cidades do Brasil e do Peru. Conduzido por Thiago Torres, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz/RJ, e outros pesquisadores do Grupo de Estudos de Soroincidência do ImPrEP*, o estudo coletou dados em serviços de testagem de HIV, tendo sido elegíveis para a análise representantes das minorias sexuais e de gênero dos dois países designados como do sexo masculino ao nascer, com 18 anos ou mais e que não faziam uso de PrEP ou de profilaxia pós-exposição (PEP) ao procurar o teste.

O estudo incluiu 6.899 participantes de janeiro de 2021 a maio de 2022, sendo 4.586 do Brasil e 2.313 do Peru. Desse total, 86,2% eram homens cisgênero 751 (10,9%) travestis e mulheres transgênero e 202 (2,9%) não-binários. 

A prevalência de HIV foi de 11,4% (784/6.899), sendo de 8% (367/4.586) no Brasil e 18% (417/2.313) no Peru. Dentre os resultados positivos, 137 (2% do total) foram identificadas como infecções recentes: 64 no Brasil e 73 no Peru. As novas infecções se concentraram entre os mais jovens dos dois países, especialmente de 18 a 24 anos.

A taxa de incidência anual estimada foi de 3,88%:6,69% no Peru e 2,62% no Brasil. Baseados nos dados disponíveis, os autores projetaram que a implementação da PrEP por meio do projeto ImPrEP entre as minorias sexuais e de gênero evitou 148 novas infecções no Brasil e 96 no Peru.

Os resultados do estudo reforçam o impacto desproporcional da epidemia de HIV, especialmente entre os mais jovens. Também foi ressaltado o papel fundamental da PrEP para o controle da epidemia. Intervenções de saúde pública no Brasil e no Peru, assim como em outros países da América Latina, são fundamentais para alcançar as populações mais vulneráveis ao HIV e, assim, prevenir novas infecções.

Link para o artigo:https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2667193X23002168

* Autores do artigo:

Thiago Torres (1), Sylvia Teixeira (2),Brenda Hoagland (1), Kelika Konda (3), Monica Derrico (1), Ronaldo  Moreira (1), Juan Guanira (3), Marcos Benedetti (1), Sandro Nazer (1), Gino Calvo (3), Silver Vargas (3), Carlos Benites (4), Álisson Bigolin (5), José Boullos (1), Alonso Neto (5), Alessandro Farias (6), Marcos  Lacerda (7), Daila Silva (8), Leidijany Paz (9), José Madruga (10), Hector Flores (11), Ginjaylan Boluarte (12), Cesar Tamayo (12), Hardy Antezana (13), Cristina Pimenta (5), Annick Bórquez (11), Paula Luz (1), Beatriz Grinsztejn (1), Celia Szwarcwald (11), Carlos Cáceres (3) e Valdiléa Veloso (1), do Grupo de Estudos de Soroincidência do ImPrEP.

(1) Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.           
(2) Laboratório de Aids e Imunologia Molecular, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

(3) Centro de Investigações Interdisciplinar em Sexualidade, Aids e Sociedade, Universidade Peruana Cayetano Heredia, Lima, Peru.

(4) Programa Nacional de HIV/IST/Hepatites Virais, Prevenção e Controle, Ministério da Saúde, Lima, Peru.  
(5) Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ministério da Saúde, Brasília, Brasil.
(6) Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa, Salvador, Brasil.

(7) Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Manaus, Brasil
(8) Centro de Testagem e Aconselhamento (Santa Marta, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Brasil.           
(9) Hospital Dia Asa Sul, Brasília, Brasil.     
(10) Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, São Paulo, Brasil.          
(11) Centro de Saúde Alberto Barton, Callao, Peru.           
(12) Centro Materno-Infantil Tahuantinsuyo Bajo, Independência, Peru. 
(13) Hospital Santa Maria do Socorro, Ica, Peru.