HIV, IST e Outros

Farmacocinética de medicamentos antirretrovirais entre pessoas mais velhas vivendo com HIV

Nas últimas décadas, a terapia antirretroviral (TARV) aumentou de modo significativo a expectativa de vida de pessoas vivendo com HIV. Sabe-se, no entanto, que o envelhecimento pode afetar a maneira como os medicamentos funcionam no organismo, comprometendo algumas vezes a eficácia dos tratamentos.

Artigo conduzido por Thainá Toledo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz-RJ e outros colaboradores*, e publicado em agosto de 2023 no periódico Clinical Pharmacokinetics, fez uma revisão sistemática entre estudos já publicados que abordam a farmacocinética dos medicamentos da TARV entre pessoas mais velhas vivendo com HIV. Foram pesquisados 97 artigos publicados de 2005 a 2020 no banco de dados do BVS, EMBASE e PUBMED – a classificação de idade adotada foi entre jovens e adultos (entre 18 e 49 anos) e mais velhos (³ 50).

Dentre os estudos consultados, alterações foram encontradas apenas em relação a um medicamento, o darunavir, que apresentou ligeira diminuição farmacocinética junto à população analisada, embora não de modo significativo a ponto de comprometer a eficácia da TARV. Já a exposição aos medicamentos bictegravir, doravirine e raltegravir se mostrou inalterada pela idade.

Mesmo com essas descobertas, os autores ressaltam haver uma limitação nos resultados disponíveis. Em relação ao dolutegravir, um dos medicamentos mais prescritos para a TARV, os resultados de alguns artigos pesquisados foram contraditórios e inconclusivos. Tal fato reforça a necessidade de mais estudos sobre o tema.

Link para o artigo: https://link.springer.com/article/10.1007/s40262-023-01291-x

*Autores do artigo:

Thainá Toledo (1), Thales Castro (2), Vanessa Oliveira (2), Valdiléa Veloso (2), Beatriz Grinsztejn (2), Sandra Cardoso (2), Thiago Torres (2) e Rita Estrela (1,2,3).

(1) Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz,  Rio de Janeiro, Brasil

(2) Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil

(3) Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil