Ministério da Saúde lança relatório com informações atualizadas sobre PrEP e PEP no Brasil
O Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde lançou, em julho de 2023, o Relatório de Monitoramento de Profilaxias Pré e Pós-Exposição ao HIV 2022, com dados atualizados sobre a adoção dessas duas importantes estratégias de prevenção ao vírus no país.
A utilização de PrEP e PEP abrange diversos procedimentos em saúde, como acolhimento e orientação, testagem e uso de medicamentos antirretrovirais para a prevenção do HIV. As informações presentes no documento se referem às estratégias de PrEP/PEP e às características das pessoas que recebem o medicamento, constituindo uma aproximação total de procedimentos realizados no contexto dessas duas ferramentas de prevenção.
O relatório também traz informações sobre as dispensações de PrEP realizadas de janeiro de 2018 a dezembro de 2022 e dispensações de PEP realizadas de janeiro de 2013 a dezembro de 2022. É importante ressaltar que alguns resultados apresentados podem ter sido influenciados pela pandemia de Covid-19, iniciada no Brasil em março de 2020.
A partir desse material, os gestores de saúde podem analisar os dados locais de modo a definirem estratégias de priorização para ampliar o acesso às duas profilaxias, além de alcançar os indivíduos mais vulneráveis à infecção pelo HIV.
Os indicadores presentes nesse relatório estão disponibilizados por meio de painéis interativos em: www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/prep-profilaxia-pre-exposicao/painel-prep e www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/painel-pep.
O relatório pode ser acessado em https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/aids/relatorio-de-monitoramento-de-profilaxias-pre-e-pos-exposicao-ao-hiv-2022