Jeanne Marrazzo é nomeada diretora do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, dos Institutos Nacionais de Saúde (EUA)
A comunidade científica internacional vem saudando com entusiasmo a nomeação de Jeanne Marrazzo como diretora do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA ligado aos Institutos Nacionais de Saúde (NIH). O NIAID apoia pesquisa básica e aplicada para prevenir, diagnosticar e tratar doenças infecciosas, incluindo HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, entre diversas missões.
“Jeanne Marrazzo traz vasta experiência em liderança de importantes ensaios clínicos internacionais e pesquisas translacionais, gerenciando um orçamento organizacional complexo”, afirmou Lawrence Tabak, diretor interino dos NIH. Manju Chatani-Gada, diretor de parcerias da AVAC, concorda: “Talvez o mais importante seja o seu envolvimento com a comunidade e a pesquisa centrada na pessoa, o que lhe dá uma base fantástica para essa função”.
Pioneira na liderança do inovador estudo Vaginal and Oral Interventions to Control the Epidemic (VOICE), da Microbicide Trials Network, um dos mais complexos estudos de prevenção do HIV já projetados e conduzidos no mundo, a indicação de Jeanne também ecoou positivamente no Brasil. A diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, Valdiléa Veloso, ressaltou: “Seu trabalho incluiu pesquisas importantes em temas como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV para mulheres cisgênero, contracepção hormonal e HIV, entre muitos outros temas. Jeanne Marrazzo é um nome de destaque na história da saúde da mulher”.
Opinião ratificada pela chefe do Laboratório de Pesquisas Clínicas em IST/Aids, do INI/Fiocruz, Beatriz Grinsztejn: “Jeanne Marrazzo é uma pesquisadora incansável na agenda de esforços para erradicar o HIV e para promover a equidade global na saúde. Sou testemunha de sua competência e parceria no bons resultados alcançados pelo estudo HPTN 083, que comprovou a eficácia e segurança da PrEP injetável em HSH e mulheres trans”.
Pioneirismo e competência reforçados pelo fato de Jeanne Marrazzo ser a primeira mulher, em quase 40 anos, a ocupar o cargo de diretora do NIAID e ser a primeira diretora abertamente LGBTI+ de um instituto ligado ao NIH. A pesquisadora deverá assumir o novo cargo ainda este ano.
Sobre a diretora
A trajetória profissional de Jeanne Marrazzo inclui títulos como membro do American College of Physicians e da Infectious Diseases Society of America, além de bacharelado em biologia pela Harvard University, MD pela Thomas Jefferson University, e Mestre em Saúde Pública em Epidemiologia pela Universidade de Washington. Destaque, ainda, para o prêmio Distinguished Career Award, concedido pela Associação Americana de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Fontes: sites do NIH e da AVAC.
Foto: UAB/Lexi Coon/site NIH.