2023 Notícias

Ensaio Reprieve, voltado a doenças cardiovasculares em pessoas com HIV, é interrompido pelo NIH

Destinado a testar a eficácia da pitavastatina cálcica (medicamento à base de estatina) contra doenças cardiovasculares, o ensaio clínico Reprieve, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), foi interrompido precocemente. O motivo da interrupção, recomendada pelos pesquisadores do Conselho de Monitoramento e Segurança do estudo, foi a descoberta de que a substância reduz significativamente o risco desse tipo de enfermidade em pessoas vivendo com HIV.

Realizado desde 2015 em 12 países de diversos continentes, inclusive no Brasil, o REPRIEVE inscreveu 7.769 pessoas, das quais pouco mais de 30% eram mulheres. Todos estavam em terapia antirretroviral, com a maioria apresentando contagem de CD4 superior a 100 células/mm³ e com 100% dos indivíduos em baixo risco de doença cardiovascular tradicional. A idade dos participantes variava entre 40 e 75 anos.

Uma análise intermediária dos dados descobriu que os voluntários que tomavam uma dose diária de pitavastatina cálcica, tradicionalmente usada no controle do colesterol, reduziram o risco de doença cardiovascular em 35% na comparação com aqueles que receberam placebo. De acordo com os pesquisadores, os eventos cardiovasculares observados no ensaio foram semelhantes aos da população em geral sob tratamento com estatinas.

“O REPRIEVE reflete a evolução da ciência do HIV e o progresso das abordagens para o tratamento e o controle do vírus”, afirmou Hugh Auchincloss, diretor interino do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos.

Os participantes do estudo serão notificados dos resultados e continuarão sendo acompanhados pela equipe do NIH por vários meses. As novas descobertas devem ser publicadas na imprensa especializada nas próximas semanas.

Fonte: site do NIH, de 11 de abril de 2023.

(https://www.nih.gov/news-events/news-releases/daily-statin-reduces-risk-cardiovascular-disease-people-living-hiv-large-nih-study-finds)