PrEP, HSH e trans PrEP: tecnologia de prevenção

Estudo ImPrEP investiga escolhas de PrEP entre minorias sexuais e de gênero no Brasil

Gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com outros homens (HSH) e mulheres trans são populações desproporcionalmente afetadas pelo HIV na América Latina. Baseado nessa premissa, o estudo ImPrEP conduziu um subestudo utilizando a metodologia de experimento de escolha discreta (DCE), liderado por Claudia Cristina de Aguiar Pereira, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e colaboradores de outras instituições*, visando avaliar as preferências relativas à profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV entre minorias sexuais e de gênero no Brasil e identificar atributos relacionados à absorção e adesão à profilaxia. Os resultados da análise foram publicados na edição de março de 2023 da revista The Lancet Regional Health – Americas.

Os pesquisadores conduziram o DCE com minorias sexuais e de gênero de todas as regiões brasileiras. De setembro a dezembro de 2020, um questionário foi aplicado presencialmente em cinco capitais e de forma on-line (73,2% da amostra) em todo o território nacional.

O tamanho total de amostra foi de 3.924 pessoas (90,5% HSH, 7,2% mulheres trans e 2,3% pessoas não-bináries ou de gênero diverso). Os voluntários foram recrutados no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz (RJ), no Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Salvador), no Hospital Dia Asa Sul (Brasília), na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (Manaus), no Centro de Testagem e Aconselhamento Santa Marta, da Secretaria Municipal de Saúde (Porto Alegre), bem como em aplicativos de namoro e em redes sociais.

Todos os participantes tinham mais de 18 anos, eram HIV negativos e com média de idade de 32,8 anos no momento da inclusão no estudo. Sessenta e quatro por cento relataram nunca ter tomado PrEP e 29% informaram ser usuários da profilaxia.

Após a realização de entrevistas qualitativas, os modelos logit de efeitos aleatórios indicaram que“níveis mais altos de proteção” e “sem efeitos colaterais” foram considerados os atributos da PrEP de maior importância para os pesquisados. O “baixo custo” foi outro atributo destacado.

Para a “apresentação” da profilaxia, as modalidades de longa duração, como a injetável e de implantes,se mostraram as preferidas dos participantes, superando a modalidade oral. Os voluntários se disseram dispostos a aceitar uma redução de proteção de 4,1% para receber PrEP injetável ou de 4,2% para tomar a PrEP mensal. A maioria também considerou a ausência de efeitos colaterais como um aspecto positivo no momento da escolha.

Os autores observam que maior proteção contra o HIV e a ausência de reações adversasforam os atributos mais importantes nas escolhas de PrEP. Eles afirmam que os programas que envolvam a profilaxia na América Latina devem disponibilizar tecnologias de longa duração que reúnam os atributos mais desejados, com objetivo de maximizar a aceitabilidade e a adequação do usuário.

*Autores do artigo:

Cláudia Cristina de Aguiar Pereira (1),Thiago Silva Torres (2), Paula Mendes Luz (2),Brenda Hoagland (2), Alessandro Farias (3), José David Urbaez Brito (4), Marcus Vinícius Guimarães Lacerda (5), Daila Alena Raenck Silva (6), Marcos Benedetti (2), Cristina Pimenta (7), Beatriz Grinsztejn (2) e Valdiléa Veloso (2)

(1)Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil

(2)Laboratório de Pesquisa Clínica em HIV/Aids, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil

(3)Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa, Salvador, Brasil

(4)Hospital Dia Asa Sul, Brasília, Brasil

(5)Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Manaus, AM, Brasil

(6)Centro de Testagem e AconselhamentoSanta Marta, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Brasil

(7)Ministério da Saúde do Brasil, Brasília, Brasil

Fonte: site da revista The Lancet Regional Health – Americas, de março de 2023.

(https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667193X23000066?via%3Dihub)