HIV, IST e Outros

Pesquisadores do INI/Fiocruz defendem combate à mpox integrado com o enfrentamento da hepatite C e de outras IST

O enfrentamento do surto de monkeypox (mpox) pode ser uma oportunidade para diagnosticar novos casos de hepatite C. É isso o que defendem pesquisadores do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)*, em carta endereçada aos editores do Journal of Viral Hepatitis e publicada na edição de novembro de 2022. A proposta surgiu após a constatação de um número considerável de pacientes com suspeita de mpox ter tido diagnóstico positivo para hepatite C no Rio de Janeiro.

Os dados foram coletados de um estudo sobre mpox que ocorreu no INI de junho a agosto de 2022, que contou com 342 participantes com suspeita da infecção, sendo a maioria homens cis que fazem sexo com homens (HSH). Uma vez que o teste para a confirmação de infecção era feito juntamente com a testagem para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), o número de casos confirmados de hepatite C chamou a atenção dos pesquisadores.

No total, 18 voluntários HSH tiveram resultados reagentes para anticorpos de hepatite C (o teste inicial de hepatite C, chamado anti-HCV, detecta a presença de anticorpos no organismo. No entanto, um resultado positivo não distingue entre uma infecção passada ou atual. Para determinar se o vírus se encontra ativo, um teste adicional é realizado, o HCV-RNA). Desses 18 voluntários, 14 tinham coinfecção com HIV. No total, oito voluntários não sabiam da infecção de hepatite C no momento de participação no estudo. A partir desse resultado, o teste adicional HCV-RNA foi realizado, tendo quatro testado positivo.

Esses resultados demonstram que o combate à hepatite C, assim como de outras IST, deve se manter integrado ao diagnóstico de novos casos de mpox. Estar atento a tal possibilidade é especialmente importante em áreas e países com recursos limitados.

Link para o texto: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jvh.13771

* Autores do artigo:

Eduardo Mesquita Peixoto (1), Simone da Costa Cruz Silva (2), Sandra W. Cardoso (1),Estevão Portela Nunes (1), Valdiléa Veloso (1) e Beatriz Grinsztejn (1)

(1)Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e HIV/Aids (LapClin-Aids), Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brazil

(2)Plataforma de Laboratório Multiusuário, INI/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil