Fiocruz celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans
Mais uma vez, o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, será amplamente celebrado pela Fiocruz no próximo dia 31, terça-feira. O evento, intitulado “Visibilidade trans: Fiocruz pela democracia e saúde”, acontecerá das 9h30 às 16h30, no Auditório do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), com transmissão on-line pelo canal da Asfoc (Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz) no Youtube.
A iniciativa é uma ação conjunta do INI, projeto ImPrEP, Comunidade LaPClin Educação Comunitária e Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, com apoio da Asfoc. A mesa de abertura contará com as presenças de Laylla Monteiro e Biancka Fernandes, respectivamente representando o INI e o Comitê Pró-Equidade.
Em seguida, às 11h, terá início a primeira mesa de debates: “Re-existência das pessoas trans pelo direito à dignidade”, com Leonardo Peçanha (Odara/IFRJ-CNPq e Grupo de Estudos Mulherismo Africana Sankofa), Gab Van (Marcha do Orgulho Trans/RJ e Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negros e Negras – Fonatrans) e Amiel Vieira (Rede Brasileira de Pessoas Intersexo).
Às 14h, acontecerá a mesa “Saúde da população trans”, com Cléo Oliveira (Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher/Prefeitura RJ), Nicolas Camara (Hospital SMH de Petrópolis e Clínica da Saúde Mental Revitalis) e Mikael Ângelo Lopes (Fonatrans e Casa Nem). Fechando com chave de ouro as atividades, às 15h30, o projeto Transcrições, do INI, apresentará a peça “O mundo das deusas: cosmogonia travesti”.