Espaço HSH HIV, IST e Outros

Educar os pais sobre saúde sexual e HIV aumenta interação com filhos HSH

Por Jacinto Corrêa

Em 10 de novembro de 2022, a revista AIDS and Behavior publicou artigo acerca do aplicativo da web “Parents and Adolescents Talking about Healthy Sexuality (PATHS)”, desenvolvido para fornecer informações sobre saúde sexual e HIV a pais de jovens gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) dos Estados Unidos. O trabalho, liderado por David Huebner, da Universidade George Washington, localizada na capital norte-americana, aponta que o aplicativo aumentou a capacidade dos pais de desenvolverem conversas sobre sexo, preservativo, HIV e profilaxia pré-exposição (PrEP) com seus filhos.

O estudo, realizado durante o ano de 2020, incluiu 161 pais e seus respectivos filhos, de 14 a 24 anos, em 30 cidades dos Estados Unidos. Os participantes foram recrutados por meio de publicidade nas mídias sociais e organizações que trabalham com famílias de crianças LGBTI+. A idade média dos pais era de 44 anos e metade tinha o ensino superior completo.

Cerca de 54% dos jovens foram identificados como brancos não-hispânicos, 6% como latinos, 6% como afro-americanos e 33% como de etnia mista. Quase 56% se disseram gays, 34% bissexuais e mais de 50% relataram ter vivido algum tipo de experiência sexual. Apenas 20% informaram já terem realizado o teste de HIV.

Todos os pais assistiram a um filme de 35 minutos sobre a aceitação parental de crianças lésbicas, gays e bissexuais e 61 disseram ter acessado o PATHS. Em média, os pais levaram cerca de 40 minutos analisando o material sobre comunicação pais-filhos, disponibilizado pelo aplicativo, incluindo temas como sexo seguro e testes de HIV. O módulo sobre PrEP era opcional, pois a mesma só foi aprovada no país, para adolescentes, em maio de 2018.

Segundo relatos dos jovens, os pais que usaram o PATHS tiveram quase quatro vezes mais chance de compartilhar informações sobre o HIV do que os pais do grupo de controle (que não tiveram acesso ao aplicativo), cinco vezes mais chance de demonstrar como se usa um preservativo e quase duas vezes mais chance de facilitar a compra da camisinha. Quatro adolescentes informaram ter realizado o teste de HIV com apoio dos pais que acessaram o PATHS, em comparação com nenhum do braço de controle.

Os autores informaram que, no geral, 96% dos pais se disseram “muito” ou “extremamente” satisfeitos com o aplicativo. Além disso, 31 fizeram o módulo opcional da PrEP e, após a conclusão, relataram maior conhecimento sobre o medicamento e mais interesse em explorá-lo como ferramenta de prevenção para os filhos.

Fonte: site da revista AIDS and Behavior, de 10 de novembro de 2022.

Fonte: site do Aidsmap, de 2 de dezembro de 2022.

(https://link.springer.com/article/10.1007/s10461-022-03885-1)

(https://www.aidsmap.com/news/dec-2022/educating-parents-sexual-health-increases-hiv-testing-among-young-gay-and-bisexual)