Espaço HSH PrEP, HSH e trans

Mudanças na consciência e disposição para usar PrEP entre HSH na América Latina entre 2018 e 2021: resultados do projeto ImPrEP

Conduzido por Thiago Torres, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz e outros colaboradores* do Grupo de Estudos ImPrEP, “Mudanças na consciência e disposição para usar  PrEP entre HSH na América Latina entre 2018 e 2021: resultados do projeto ImPrEP” foi apresentado em forma de pôster na 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), realizada de 29 de julho a 2 de agosto em Montreal, Canadá.

Embora a profilaxia pré-exposição (PrEP) oral e diária tenha sido recomendada pela Organização Mundial da Saúde para prevenção do HIV desde 2015, a sua disponibilidade ainda é limitada na América Latina. Diante desse cenário, o projeto ImPrEP buscou gerar evidências sobre a viabilidade, aceitabilidade e custo-benefício da PrEP entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e entre mulheres trans no contexto dos sistemas de saúde pública do Brasil, México e Peru. Campanhas educativas nas mídias sociais foram realizadas durante a implementação do ImPrEP para aumentar a conscientização sobre a profilaxia e, assim, criar demanda para o seu uso.

A análise apresentada pelo projeto visou comparar a conscientização e a disposição de usar PrEP entre HSH. Foram realizadas duas pesquisas on-line entre HSH, maiores de 18 anos, residentes no Brasil, México e Peru durante o primeiro ano (2018) e último ano (2021) de implementação do projeto ImPrEP. Os participantes foram recrutados via os aplicativos de encontro Grindr e Hornet, bem como pelo Facebook e Instagram. A mediana de idade variou de 25 a 35 anos, sendo a maioria de pretos e pardos no México e Peru e de brancos no Brasil, com nível educacional superior ao secundário.

A conscientização sobre a PrEP foi acessada por intermédio da pergunta: “Você já ouviu falar em PrEP?” (com respostas sim/não) e a vontade de usar a profilaxia pela afirmação: “Eu usaria uma pílula diária para PrEP”. As opções de respostas foram dicotomizadas da seguinte forma: sim=“altamente provável” e não=outras respostas.

Um total de 19.487 HSH foi incluído em 2018 e 13.476 em 2021. O conhecimento acerca da PrEP aumentou em todos os países: Brasil (de 68,6% a 94,1%), México (de 64% a 82,7%) e Peru (de 46,5% a 77,1%). Já a disposição para usar a profilaxia cresceu no Brasil (de 62,5% a 67,4%), diminuiu ligeiramente no México (de 70,1% a 68%) e não mudou no Peru (de 57,6% a 58%,).

Diante dos resultados, os autores concluem que a conscientização sobre a PrEP entre HSH aumentou nos três países, e as campanhas educativas do ImPrEP podem ter contribuído para esse achado. No entanto, a vontade de usar a profilaxia cresceu apenas no Brasil. A disponibilidade da PrEP sem custo como política de saúde pública no Brasil e seu acesso limitado no México e no Peru podem explicar as disparidades encontradas.

*Autores do trabalho:

Thiago Torres (1), Hamid Vega-Ramirez (2), Kelika Konda (3), Oliver Elorreaga (3), Centli Guillén-Díaz-Barriga (2), Dulce Diaz (2), Brenda Hoagland (1), Juan V. Guanira (4), Marcos Benedetti (1), Cristina Pimenta (5), Heleen Vermandere (6), Sergio Bautista-Arredondo (6), Valdiléa Veloso (1), Carlos Caceres (3) e Beatriz Grinsztejn (1), do Grupo de Estudos ImPrEP

(1)Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil 

(2)Instituto Nacional de Psiquiatria Ramon de la Fuente Muñiz, Cidade do México, México

(3)Centro de Investigação Interdisciplinar em Sexualidade, Saúde e Aids/Universidade Peruana Cayetano Heredia, Lima, Peru

(4)Inmensa, Lima, Peru

(5)Ministério da Saúde do Brasil, Brasília, Brasil

(6)Instituto Nacional de Saúde Pública, Cidade do México, México