PrEP: tecnologia de prevenção PrEP: temas gerais

Simpósio ImPrEP/AIDS 2022: Resultados do ImPrEP no México – implementando a PrEP na saúde pública e em serviços comunitários

O ImPrEP participou da 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), realizada em Montreal, Canadá, de 29 de julho a 2 de agosto, com uma programação bastante diversificada, que incluiu a organização de um simpósio satélite e a apresentação de 12 pôsteres acerca  de estudos realizados. “Resultados do ImPrEP no México: a implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV em saúde pública e serviços comunitários” foi um dos trabalhos que compuseram o simpósio “Evidências sobre a implementação da PrEP na América Latina: resultados do projeto ImPrEP” apresentado por Hamid Vega, do Instituto Nacional de Psiquiatria Ramón de La Fuente Muñiz, do México, e co-pesquisador principal do estudo naquele país.

Hamid iniciou a apresentação com um breve histórico do ImPrEP no México. Explicou que o projeto funcionou em quatro centros (um serviço público – a Clínica Condesa –   e três organizações comunitárias). Destacou que o ImPrEP foi a primeira grande iniciativa a oferecer PrEP em larga escala no país e que os procedimentos adotados pelas organizações comunitárias estavam totalmente alinhados com as práticas do projeto.

A apresentação prosseguiu revelando a estratégia de comunicação e a criação de demanda do ImPrEP local. Hamid mostrou que o projeto atendeu a 3.288 pessoas,  a maioria com mais de 35 anos, sendo que 64,1% disseram conhecer a PrEP ao chegarem no estudo e 70,1% manifestado vontade de usá-la. Em relação às preferências, 38% apontaram a modalidade oral diária da profilaxia, 34% a injetável e 25% a sob demanda (PrEP 2+1+1).

Em seguida, o pesquisador comentou acerca do perfil dos participantes do estudo. A maior parte que procurou a Clínica Condesa tinha mais de 25 anos, enquanto nas organizações comunitárias a faixa etária predominante foi de 18 a 24 anos. O nível de escolaridade era mais alto entre aqueles que frequentavam o serviço público, com a maioria tendo completado o ensino secundário. Na Clínica Condesa, a maior parte do público era composta por homens cis, enquanto nas organizações comunitárias houve um número mais expressivo de mulheres trans.

O engajamento no ImPrEP no país também foi destacado: quase a totalidade dos que procuraram as unidades de saúde foram em busca de PrEP. Entre esses, a maioria relatou ter entre cinco e dez parceiros sexuais, praticar sexo anal passivo sem preservativo, já ter mantido relações sexuais com pessoas que vivem com HIV, possuir ensino secundário completo e estar no projeto desde antes da pandemia de Covid-19. Uma minoria era composta por profissionais do sexo e pessoas que admitem o uso de substâncias químicas e estimulantes.

Hamid destacou os principais resultados da experiência do ImPrEP no México. Em 2021, o Sistema de Seguridade Social iniciou um programa-piloto de implementação de PrEP em mais oito estados do país e o Ministério da Saúde local continuou fornecendo a profilaxia para os participantes do ImPrEP, além de fomentar a expansão do serviço para outros estados. Em 2022, o ministério lançou as “Diretrizes Nacionais para Cuidados e Fornecimento da PrEP”, incluindo quatro seções: acolhimento, cuidados clínicos, monitoramento e compras, e divulgação e comunicação.

O pesquisador encerrou a sua participação apresentando as conclusões do estudo. De acordo com Hamid, existe uma política pública para a profilaxia no México e uma disposição de usá-la entre as populações-chave do projeto, porém aumentar a demanda e criar conscientização ainda são ações necessárias. Afirmou, também, que a distribuição da PrEP em serviços públicos e em organizações comunitárias é viável, o que pode ajudar a aumentar o número de estados fornecedores dessa tecnologia de prevenção. Participantes com comportamento sexual relacionado ao alto risco de HIV tendem a permanecer na PrEP, embora faltem estratégias para a retenção de mulheres trans, gays e outros homens que fazem sexo com homens mais jovens e pessoas com menor grau de escolaridade.