PrEP: tecnologia de prevenção

Perda óssea é efeito adverso em poucos usuários da PrEP oral

Uma pequena proporção de pessoas que tomaram o tenofovir disoproxil fumarato/emtricitabina (TDF/FTC) como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV apresentou alguma perda óssea, de acordo com estudo conduzido por Joseph Chang, do Kaiser Permanente Medical Center, em Los Angeles (EUA), e apresentado em forma de pôster na 24ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI 2022), realizada virtualmente de 12 a 24 de fevereiro. O trabalho também revelou que, proporcionalmente, aqueles com maior adesão à profilaxia foram diagnosticados com uma perda óssea maior.

O estudo incluiu 7.698 adultos do sul da Califórnia que usaram TDF/FTC para PrEP de 2014 a 2020. Quase todos eram homens e cerca de um terço tinha entre 18 e 39 anos. Trinta e três por cento eram brancos, 40% asiáticos e 7% negros. Quarenta por cento apresentavam uma boa adesão à profilaxia, na faixa de 90% a 100%, enquanto a adesão de 60% era considerada abaixo da ideal.

Os participantes não tinham histórico prévio de osteoporose (perda óssea substancial) ou osteopenia (perda óssea leve). Durante um período médio de acompanhamento de 502 dias, uma boa notícia: somente 217 voluntários (menos de 3%) desenvolveram algum tipo de perda óssea. Os pesquisadores notaram que esse número é semelhante à taxa entre pessoas que vivem com HIV e utilizam o FDF/FTC como terapia antirretroviral.

Por usarem a PrEP com maior regularidade, apenas as pessoas com melhor adesão permaneceram com algum risco de perda óssea após a análise ajustada. Noventa por cento dos participantes que foram diagnosticados com osteoporose ou osteopenia estavam nessa faixa. Nenhum novo caso de HIV foi detectado durante o período do estudo, incluindo os voluntários com adesão abaixo de 90%.

Com base nessas descobertas, os autores sugerem que, apesar dos bons resultados do estudo, o aconselhamento sobre a incidência de osteoporose e osteopenia, bem como a triagem de rotina, devem ser procedimentos a serem considerados para as pessoas que iniciam a profilaxia com o TDF/FTC como PrEP oral.

Fonte: site de CROI, de 9 de março de 2022.

(https://www.croiconference.org/abstract/a-retrospective-analysis-of-bone-loss-in-emtricitabine-tenofovir-therapy-for-hiv-prep/)