2021 Notícias

Unitaid e Children’s Investment Fund Foundation lançam relatório sobre novas tecnologias polivalentes para a prevenção do HIV, IST e gravidez indesejada

As tecnologias emergentes que podem prevenir o HIV, outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e a gravidez indesejada, por meio de um único método de administração, têm o potencial de responder melhor às preferências do usuário, simplificar a prestação de serviços, reduzir o estigma e diminuir os riscos à saúde. Atualmente, mais de duas dúzias dessas ferramentas, chamadas de tecnologias polivalentes de prevenção, estão em desenvolvimento, promovendo a aceleraçãodo impacto na saúde e ajudando a alcançar as metas globais previstas no novo relatório “Multipurpose Prevention Technologies”, lançado, em 2021, por intermédio de uma parceria entre a Unitaid e a Children’s Investment Fund Foundation.

De 2018 a 2020, o número global de novas infecções por HIV apresentou redução limitada. Mulheres jovens e adolescentes correm maior risco de infecção em várias partes do mundo, especialmente na África Subsaariana, onde se registraram 63% de todas as novas infecções de 2020. Além disso, mais de 200 milhões de mulheres, em países de baixa e média renda, não têm acesso a métodos anticoncepcionais modernos.

Atualmente, entre diversas regiões geográficas e populações, já prevalece a opção por produtos de administração única. A preferência por métodos polivalentes parece até mesmo superar hábitos tradicionais, como os anéis intravaginais, géis, implantes e pílulas orais. No entanto, as escolhas por essas ferramentas ainda variambastante, deixando clara a importância do desenvolvimento de um “cardápio” robusto, capaz de oferecer uma gama cada vez maior de opções.

O relatório fornece uma visão global das novas tecnologias em desenvolvimento e avalia a sua relevância e potencial em países de baixa e média renda. Embora o “cardápio” seja rico, o documento chama a atenção para a necessidade de se envolver as populações-alvo desde o início do projeto. Essas considerações, bem como os planos de adoção, capacidade de fabricação, uma ampla base de fornecimento e uma estratégia de introdução eficaz, são cruciais para o desenvolvimento de soluções que sejam acessíveis, econômicas, aceitáveis e que atendam verdadeiramente às necessidades das pessoas.

Fonte: site da Unitaid, de 9 de dezembro de 2021.

(https://unitaid.org/news-blog/landscape-report-launched-on-novel-technologies-for-the-prevention-of-hiv-stis-and-unintended-pregnancy/#en)