2021 Notícias

Pessoas vivendo com HIV podem produzir resposta imunológica adequada ao Sars-CoV-2

Pessoas vivendo com HIV em tratamento antirretroviral mostraram evidências de amplas respostas imunológicas contra o Sars-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, de acordo com estudo apresentado por Juan Tiraboschi, do Hospital Universitário Bellvitge, na Espanha, durante a 11ª Conferência sobre a Ciência do HIV (IAS 2021), promovida pela International Aids Society, em julho. A capacidade de desenvolver imunidade natural contra o novo coronavírus é um bom presságio para uma boa resposta às vacinas contra a Covid-19.

Tiraboschi e colegas avaliaram as respostas imunológicas em pessoas vivendo com e sem HIV que se recuperaram da Covid-19. Eles analisaram tanto a imunidade humoral, ou respostas de anticorpos, quanto a imunidade celular, ou respostas de células B e T. Ambos os componentes do sistema imunológico desempenham um papel importante no combate ao coronavírus.

A análise incluiu 11 pessoas vivendo com HIV com idade média de 52 anos e todos faziam uso da terapia antirretroviral (TARV). Antes do diagnóstico de Covid-19, a contagem de células CD4 mais recente variava de 284 a 1000 células/mm3, mas quatro tinham contagem abaixo de 220células/mm3. Cinco apresentarama forma leve da doença e seis a forma de mais moderada a grave. Os pesquisadores também analisaram 39 pessoas soronegativas para o HIV, 20 com Covid-19na sua forma leve e 19 na forma grave. As respostas imunes foram medidas três e seis meses após a infecção pelo novo coronavírus.

Quase todas as pessoas HIV negativas (94%) e 73% das pessoas vivendo com HIV tinham anticorpos IgG Sars-CoV-2 detectáveis em três meses. Todas as pessoas com Covid-19 grave (vivendo com e sem HIV) tinham anticorpos, mas 60% das pessoas vivendo com HIV e com a forma leve da doença não tinham. O resultado foi o mesmo no grupo vivendo com HIVem seis meses, mas algumas pessoas HIV negativas não tinham mais anticorpos detectáveis.

Os resultados sugerem que as pessoas vivendo com HIV desenvolvem “imunização natural” comparável à das pessoas HIV negativas após a recuperação da Covid-19, indicando haver uma correlação entre a forma mais grave da doença e a força da imunidade adaptativa humoral e celular aos seis meses.

Em um outro estudo, Maria Laura Polo, do Instituto INBIRS, em Buenos Aires, e colegas avaliaram a imunidade contra o Sars-CoV-2 em pessoas que se recuperaram da Covid-19. Eles analisaram amostras de 21 pessoas vivendo com HIV com carga viral indetectável (em uso da TARV) e 21 HIV negativas com diagnóstico de Covid-19 de leve a moderado. As idades médias dos dois grupos foram 47 e 41 anos, respectivamente. O grupo de pessoas vivendo com HIV tinha contagem média de CD4 de 554 células/mm 3 e uma contagem média de CD8 de 605 células/mm3.

O estudo descobriu que 75% das pessoas vivendo com HIV e 85% das pessoas HIV negativas tinham anticorpos Sars-CoV-2 detectáveis. Não havia quase diferença entre os níveis de IgG entre os dois grupos. No grupo de pessoas vivendo com HIV, a capacidade de neutralização de anticorpos foi correlacionada com os níveis de IgG e contagens de células T CD4 e CD8.

De acordo com Maria Laura, pelo que foi observado, as pessoas que vivem com HIV são capazes de obter bons resultados em relação à vacinação contra o novo coronavírus.

Fonte: Aids Map de 26 de julho de 2021

https://www.aidsmap.com/news/jul-2021/people-hiv-can-produce-adequate-immune-response-sars-cov-2