Espaço Trans PrEP, HSH e trans

IAS 2021: Em manifesto, ativistas defendem que pesquisas sobre HIV precisam levar em conta as realidades das pessoas trans

Ativistas e pesquisadores trans, em parceria com a organização AVAC, apresentaram um manifesto para alinhar a pesquisa de prevenção do HIV com as realidades e necessidades atuais das pessoas trans, intitulado “No Data No More”, em português “Não mais sem dados”, na 11ª Conferência sobre a Ciência do HIV (IAS 2021), promovida pela International Aids Society, de 18 a 21 de julho.

Há cerca de 25 milhões de adultos trans em todo o mundo, com uma prevalência global de HIV de 19% entre as mulheres trans, índice 49 vezes maior do que na população em geral. A prevalência estimada de HIV entre mulheres trans em certas regiões e países é ainda maior do que isso, com números para a América Latina em torno de 22% e para o Caribe de 24%. Entre 2010 e 2019, as taxas globais de incidência de HIV em mulheres trans aumentaram 5%, indo em direção oposta à meta da Unaids de diminuir as novas infecções por HIV em 75% nessa população-chave até 2020.

Existeuma escassez de dados sobre HIV em homens trans. Estimativas dos EUA de prevalência de HIV ficam em torno de 3% em homens trans, enquanto dados do Zimbábue sugerem uma prevalência de 38% em profissionais do sexo masculino trans – o que é tão alto quanto suas contrapartes de trabalhadoras sexuais. Homens trans podem ter diversas realidades sexuais, como fazer sexo com homens gays cis, o que poderia colocá-los em maior risco de contrair o HIV.

Pessoas não binárias, que não necessariamente se identificam com algum gênero específico, ficam ainda mais ocultas nas estatísticas. Um estudo norte-americano estimou que esses indivíduos constituem entre 25% a30% da população trans, mas raramente há uma categoria distinta para o gênero de pessoas não binárias em estudos de pesquisa.

Embora alguns fatores que contribuem para a infecção pelo HIV em pessoas trans sejam bem compreendidos, como o sexo anal receptivo desprotegido, existem muitos fatores estruturais, sociais e interseccionais que requerem mais pesquisas,  como a maior prevalência de uso de drogas injetáveis, riscos da injeção de hormônio e silicone fora dos cuidados médicos, alta prevalência de HIV em redes de parceiros sexuais, ambientes criminalizados de alto risco para profissionais do sexo, pessoas em situação de rua ou insegurança habitacional.

Ativistas alertam que esses fatores estruturais, sociais e intersetoriais requerem mais pesquisas, além da importância de conduzir pesquisas de prevenção do HIV em relação a novos compostos da profilaxia pré-exposição (PrEP), ou seja, devem passar por estudos de interação medicamentosa com hormônios feminilizantes e masculinizantes.

O estudo HPTN 091 nos Estados Unidos e no Brasil foi elogiado por ser centrado em transgêneros. Ele tem como objetivo avaliar a aceitabilidade e a viabilidade da PrEP e de outros serviços de prevenção do HIV prestados com terapia hormonal de afirmação de gênero entre mulheres trans. É o primeiro estudo na história de 21 anos da Rede de Ensaios de Prevenção do HIV, projetado especificamente e exclusivamente para mulheres trans.

“Para que os programas sejam eficazes, as pessoas trans – que reconhecem as sutilezas e nuances que muitas vezes passam despercebidas pelos pesquisadores – precisam estar no assento de liderança, informando análises e recomendações aprofundadas para que possamos mudar a forma como a pesquisa informa políticas e programas”, comentou Immaculate Mugo, consultora de gênero e co-autora do manifesto.

Fonte: Aids Map, 22 de julho de 2021

https://www.aidsmap.com/news/jul-2021/how-can-hiv-research-better-align-realities-transgender-and-gender-diverse-people