Notícias

Mais um estudo comprova a eficácia da PrEP diária contra o HIV em HSH

Estudo conduzido pelo Instituto Kirby, entre 2016 e 2019 e publicado em The Lancet em julho de 2021, mostra que mais de 9 mil homens gays/outros homens que fazem sexo com homens e bissexuais (HSH) de New South Wales, na Austrália,que usaram o esquema oral diário da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV durante esse período, apresentaram uma taxa de transmissão do vírus 90% menor do que as taxas historicamente registradas em homens que não fazem uso da profilaxia.

O objetivo do trabalho era fornecer uma compreensão das atuais tendências em torno do HIV nessa população e sugerir novas direções para iniciativas de prevenção no contexto do trabalho em andamento do Ministério da Saúde local, visando a desenvolver nova estratégia de 5 anos para o enfrentamento do HIV.

Inicialmente, os 9.709 participantes receberam o medicamento de forma gratuita em um ensaio clínico de PrEP em New South Wales. Posteriormente, passaram a pagar cerca de US $ 40/mês, sendo que, a partir de abril de 2018, o governo federal subsidiou a oferta da profilaxia. De acordo com o pesquisador Andrew Grulich, os indivíduos que soroconverteram para o HIV não estavam tomando a pílula diariamente conforme recomendado.

O trabalho mostra, ainda, que as taxas de transmissão do vírus entre a população HSH de New South Wales caíram 40% em todo o estado desde que a PrEP foi amplamente disponibilizada. E essa queda ainda é maior nos subúrbios de Sydney (cerca de 70%). Entre os HSH nascidos na Austrália, as novas notificações de infecção pelo HIV diminuíram 35% em áreas onde se estima que cerca de 20% dos homens sejam gays – a queda foi mais acentuada entre homens com 25 anos ou mais. Em áreas onde se estima que menos de 5% dos homens sejam gays, não houve diminuição nas notificações de HIV.

Entre as conclusões do estudo, a certeza de que para eliminar o HIV na Austrália, será preciso garantir melhor acesso e maior adesão à PrEP especialmente entre os jovens com idade até 25 anos. Além disso, HSH que residem fora dos subúrbios e do centro de Sydney e homens que não se identificam como gays precisam receber uma atenção maior em termos de prevenção do HIV. A análise aponta, também, que a aceitação do tratamento por parte dos HSH vivendo com HIV é muito alta.

Fonte: Q News, 5 de julho de 2021

https://qnews.com.au/big-aussie-study-shows-incredible-effectiveness-of-daily-prep-against-hiv/

Estudo Original: The Lancet (restrito)

https://www.thelancet.com/journals/lanhiv/article/PIIS2352-3018(21)00074-6/fulltext