2021 Notícias

Na próxima terça, dia 13/4/2021, live ImPrEP aborda autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada

“Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada” é o tema da próxima live ImPrEP, que  vêm acontecendo desde novembro de 2020, tendo os educadores e educadoras de pares (EPs) do estudo  como protagonistas. Além da importância do tema em si, essa live marca o início da parceria com a Aliança Nacional LGBTI+ (aliancalgbti.org.br), que atua na promoção e defesa de direitos humanos e de cidadania dessa comunidade, nesse projeto de encontros virtuais.

A live, que ocorrerá na terça-feira, 13/4/2021, às 19h, via página do ImPrEP no Facebook (@imprepbrasil), mais uma vez  contará com a mediação  dos  coordenadores comunitários para as populações HSH e trans do projeto, Júlio Moreira e Alessandra Ramos. Na pauta, questões  como desafios e benefícios  do autoteste de HIV, formas de criar estratégias para incluir a noção da testagem dentro da perspectiva de prevenção combinada e como o EP pode ser fundamental no vínculo do usuário com os serviços de saúde, no sentido de sanar dúvidas, aconselhar, dar suporte emocional e encaminhar para tratamento do HIV, se necessário.

Outros assuntos e datas previstos para as lives ImPrEP 2021:  Criação de ambientes favoráveis (18/5) e Estratégia de educação de pares para populações periféricas (8/6). Para assistir às lives já realizadas (“A estratégia da educação de pares”, “Ativismo na luta contra a Aids”, “PrEP e pessoas trans”, “PrEP e HSH” e “Redução de danos e chemsex – sexo químico”), basta acessar o Canal ImPrEP nesta página ou acessar a conta do projeto no YouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz).