2021 Notícias

INI/Fiocruz debate telemedicina, PrEP e autoteste de HIV durante a pandemia na conferência HIV R4P

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)/Fiocruz, que entre outras funções atua como  centro coordenador do ImPrEP no Brasil, Peru e México, marcou presença no congresso virtual HIV R4P (HIV Research for Prevention), promovido pela International Aids Society, de janeiro a fevereiro de 2021. No dia 3 de fevereiro, o pesquisador Thiago Torres apresentou o estudo “Aceitação da telemedicina e autoteste de HIV entre usuários da PrEP, durante a pandemia de Covid-19 no Brasil”, conduzido por diversos especialistas do instituto, do app Hornet e do Ministério da Saúde brasileiro*.

O pesquisador começou a sua explanação contextualizando as estratégias adotadas para minimizar a interrupção no acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP) e ao autoteste de HIV no período da pandemia. Em seguida, falou sobre o contexto das epidemias de HIV e Covid-19 no país e na América Latina. Outro assunto inicialmente abordado foi a adoção da ferramenta da telemedicina entre os usuários da profilaxia. Consultas realizadas pelo telefone ou por aplicativos de mensagens foramfundamentais para aretenção e adesão à PrEP nos últimos meses.

Em seguida, Thiago apresentou os principais resultados do estudo, baseado em três análises publicadas pelo INI/Fiocruz, frutos de pesquisas realizadas em 2020 junto a mais de 2 mil participantes gays/outros homens que fazem sexo com homens e mulheres trans, incluindo participantes do ImPrEP, acerca da pandemia. Os temas abordaram os seguintes temas:“Minorias sexuais do Brasil: disparidades sociais e raciais na manutenção do distanciamento social e descrição do comportamento sexual”, “A telemedicina como ferramenta na oferta da PrEP em um grande serviço de prevenção ao HIV no Rio de Janeiro” e “Alta aceitabilidade da teleconsulta em PrEP e autoteste de HIV entre usuários de PrEP”.

A maioria (57%) afirmou que o distanciamento social causou um grande impacto em suas vidas, principalmente no que diz respeito a questões econômicas (43%) ou familiares (30%). Mais de 50% relataram não ter tido novos parceiros sexuais casuais durante a pandemia e cerca de 70% disseram ter feito sexo anal receptivo sem uso de preservativo.

Quarenta e seis por cento relataram o uso da telemedicina. Entre eles, a maioria informou ter se sentido muito satisfeita (48%) ou satisfeita (39%). No grupo dos que não ficaram satisfeitos, 78% disserampreferir a consulta presencial, 17% alegaram questões de privacidade e 3% relataram falhas em termos de conexão. Com relação aos que não usaram a telemedicina, a maioria disse que provavelmente se sentiria muito confortável (31%) ou confortável (37%) em usar.

Cinquenta e cinco por cento disseram já ter realizado o autoteste de HIV. A maioria afirmou ter se sentido muito confortável (40%) ou confortável (42%). Entre os que não usaram o autoteste, a maioria contou que muito provavelmente (53%) ou provavelmente (29%) venha a usá-lo no futuro. A aprovaçãoda entrega domiciliar da PrEP e do autoteste de HIV, que garantiria ao usuário da profilaxia receber o medicamento e o teste em casa, foi de 80%.

De acordo com o pesquisador, o estudo concluiu que a ferramenta da telemedicina, o autoteste de HIV e a  entrega domiciliar da PrEP e do autoteste  foram bem aceitos entre os participantes do estudo. Percebeu-se também que, para os usuários de PrEP com nível de escolaridade mais baixo, a telemedicina tende a não substituir as consultas presenciais.

Para ler as análises que embasaram o estudo, basta acessar:

https://link.springer.com/article/10.1007/s10461-020-02984-1 (Minorias sexuais)

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1413867020300659?via%3Dihub (Telemedicina como ferramenta)

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1413867020301641?via%3Dihub (Alta aceitabilidade da teleconsulta)

*Autores do estudo:

Brenda Hoagland (1), Thiago Torres(1), Daniel Bezerra (1), A. Garner (2), Kim Geraldo (1), Lucilene Freitas (1), Cristina Jalil (1), Eduardo Carvalheira (1), Alexandre Nabor (1), Edilene Bastos (1), Daniel Waite (1), José Roberto Grangeiro (1), Toni dos Santos Araújo (1), Laylla Monteiro (1) Josias Freitas (1), Cleo Souza (1), MarcosBenedetti (1), Cristina Pimenta (3), Beatriz Grinsztejn (1) e Valdiléa Veloso (1) .

(1) INI/Fiocruz

(2) Hornet INC (EUA)

(3) Ministério da Saúde do Brasil