PrEP: temas gerais

ImPrEP CAB Brasil avalia mapeamento de processos visando implementação da PrEP injetável no Brasil

Embora a profilaxia pré-exposição (PrEP) baseada no cabotegravir injetável de longa duração (CAB-LA) tenha se mostrado eficiente na proteção ao HIV em diversos ensaios clínicos, pesquisas adicionais são necessárias para fundamentar uma implementação eficaz do medicamento no mundo real.  Análise conduzida por Mirian Cohen, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e pelo Grupo de Estudos ImPrEP CAB Brasil*, avaliou a viabilidade, a aceitabilidade e a eficácia de se ofertar o CAB-LA no mesmo dia para prevenção do vírus, em seis clínicas de PrEP brasileiras, foco do estudo ImPrEP CAB Brasil. O trabalho foi apresentado, em forma de pôster, na 12ª Conferência da International AIDS Society sobre Ciência do HIV (IAS 2023), realizada, de 23 a 26 de julho de 2023, em Brisbane, Austrália.

Os pesquisadores realizaram uma abordagem em quatro etapas para o mapeamento de processos: preparação; mapeamento e análise; customização; e cocriação e validação. Foram feitas entrevistas individuais com os profissionais de saúde dos centros integrantes do estudo ImPrEP CAB Brasil. Com base nesses questionários, criaram-se mapas de processos iniciais customizados para cada local.

Em seguida, aconteceram reuniões on-line com profissionais de saúde e educadores de pares de cada unidade, que foram incentivados a fornecer opiniões construtivas, especialmente sobre possíveis barreiras e riscos dos modelos planejados para a prestação de serviços. Finalmente, foi solicitado a esses participantes que validassem mapas de processos e garantissem que não faltasse nenhuma etapa. 

Foram produzidos três mapas de processos para cada centro com objetivo de descrever a visita inicial do usuário de PrEP injetável, as visitas de acompanhamento e o fluxo do laboratório. O principal desafio identificado foi a longa duração das visitas, devido ao elevado número de etapas laboratoriais e de aconselhamento em HIV.

As soluções propostas incluem o uso de testes rápidos no local do atendimento, ao invés de testes laboratoriais, e mais profissionais realizando o aconselhamento. Dois centros identificaram a necessidade de ampliar o horário do ambulatório para o melhor atendimento aos usuários da profilaxia, contribuindo também para a expansão dos serviços de PrEP oral.

De acordo com os autores, o estudo da modelagem do processo constitui-se numa ferramenta poderosa para planejar um futuro estudo de implementação de PrEP injetável no Sistema Único de Saúde brasileiro. O monitoramento contínuo dos processos mapeados ajudará a identificar outras barreiras e soluções para a devida oferta da PrEP com CAB-LA.

*Autores do trabalho:

Mirian Cohen (1), Gabrielle O’Malley (2), Debora Castanheira (1), Marcos Benedetti (1), Brenda Hoagland (1), Cristina Pimenta (3), Roberta Trefiglio (1), Valdiléa Veloso (1), Beatriz Grinsztejn (1), Thiago Torres (1)

  • Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil
  • Universidade de Washington, Escolas de Medicina e Saúde Pública, Departamento de Saúde Global, Seattle, EUA
  • Ministério da Saúde, Brasilia, Brasil.