2022 Notícias

África do Sul deverá começar a testar a PrEP injetável no início de 2023

Segundo a International AIDS Society e a agência financiadora Unitaid, existe a expectativa de que a África do Sul comece a testar a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na modalidade injetável de longa duração, usando o medicamento cabotegravir (CAB-LA), no início de 2023. O estudo de implementação terá como maior desafio levar as injeções inicialmente disponíveis em clínicas e hospitais públicos para as camadas mais pobres da população.

Meninas adolescentes e mulheres jovens em situação de vulnerabilidade serão as primeiras a ter acesso à PrEP injetável de longa duração como parte do projeto piloto apoiado pelo Ministério da Saúde local. A aprovação do CAB-LA, a ser realizada pela agência reguladora de medicamentos sul-africana, ainda é aguardada pelos pesquisadores.

A África do Sul foi responsável por cerca de uma em cada dez pessoas em uso da PrEP oral, em todo o mundo, no ano de 2020. Os dados foram coletados pela AVAC, organização internacional de defesa da prevenção do HIV. O país, juntamente com o Quênia e os Estados Unidos, reunia cerca de 40% dos usuários da profilaxia do planeta.

Atualmente, os pesquisadores estão planejando a realização desse novo estudo de implementação. Eles concordaram que enfermeiros especialmente treinados serão os responsáveis por aplicar as injeções. O que ainda não está claro é como fazer a PrEP injetável de longa duração chegar às localidades mais pobres do país, especialmente nas comunidades.

Serviços públicos e até mesmo novas clínicas comunitárias a serem implantadas podem ajudar o governo a realizar esse trabalho e fornecer a profilaxia juntamente com outros serviços, como a distribuição de preservativos, autotestes de HIV e materiais informativos. Os profissionais de saúde terão um desafio extra: auxiliar cada usuário na escolha da modalidade de PrEP que melhor se adapte ao seu estilo de vida.

“A nossa prioridade é implementar o mais rápido possível essa nova modalidade da profilaxia na África do Sul. Assim, ampliaremos a oferta de proteção ao HIV para as nossas populações-chave, que poderão escolher entre a PrEP oral  e a PrEP injetável de longa duração”, afirmou Linda-Gail Bekker, diretora de operações da Desmond Tutu Health Foundation e ex-presidente da International AIDS Society.

Fonte: site da Agência Aids, de 7 de novembro de 2022.

(https://agenciaaids.com.br/noticia/aidsmap-africa-do-sul-comecara-a-testar-a-prep-injetavel-no-inicio-de-2023/)