PrEP: tecnologia de prevenção

NIAID encerra o HVTN 702

No dia 3 de fevereiro de 2020, o site da AVAC noticiou que o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID) anunciou a interrupção do estudo HVTN 702. Esse estudo apresentava uma nova estratégia de vacina preventiva, testada no ensaio RV 144 Thai, que obteve uma taxa de infecção pelo HIV 30% menor entre voluntários que receberam a vacina. De acordo com o NIAID, testes comprovaram que, apesar da redução, a substância utilizada, produzida à base de varíola canária, não impede o contágio pelo HIV.

Também conhecido como Uhambo, o HVTN 702 foi revisadoe reprovado por um conselho independente de monitoramento de dados e segurança. A revisão não mostrou diferenças significativas entre as duas ramificações do ensaio clínico e nenhuma preocupação com a segurança dos testados. Os participantes, que continuarão sendo monitorados, já foram informados do encerramento do estudo.

As 252 novas infecções diagnosticadas no estudo, entre os mais de 5 mil participantes na África do Sul,  são mais um lembrete da necessidade de acesso e adoção das opções atuais de tratamento e prevenção, como a PrEP oral, e o investimento no desenvolvimento de novas vacinas, por exemplo.

Para mais informações, acesse:  https://www.avac.org/blog/hvtn-702-stopped-early-non-efficacy