PREP PELO MUNDO

Cabotegravir injetável de longa duração ganhará versão genérica

Um comunicado conjunto da Medicines Patent Pool (MPP), iniciativa internacional que visa reduzir os preços de medicamentos para o HIV, e da ViiV Healthcare, farmacêutica global de propriedade da GSK, anunciou a assinatura de três licenças para a fabricação da versão genérica do cabotegravir injetável de longa duração (CAB-LA) para profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. As empresas Aurobindo, Cipla e Viatris serão as responsáveis pela produção do medicamento.

Durante a celebração do acordo, firmado em julho de 2022, diretores da MPP lembraram que “a PrEP contribui significativamente para a redução da transmissão do HIV no mundo, oferecendo às populações mais vulneráveis novas opções para a prevenção do vírus”.

A diretora adjunta de Política, Advocacy e Conhecimento do UNAIDS (programa da ONU para auxiliar os países no combate à aids), Christine Stegling, comemorou a novidade: “O UNAIDS aplaude o anúncio e felicita as empresas pela obtenção do acordo de licenciamento. A produção genérica do CAB-LA ajudará a prevenir milhões de novas infecções pelo HIV ao redor do mundo”.

Como o medicamento na versão genérica ainda levará alguns anos para chegar ao mercado, é importante que a ViiV expanda a cobertura do licenciamento para países de baixa e média renda. “Muitos desses países ainda não estão incluídos nessa licença, apesar da crescente necessidade de novas tecnologias de saúde a preços acessíveis”, afirma Stegling.

Diversas organizações, como o Fundo Global contra a Aids, Tuberculose e Malária, PEPFAR, Unitaid e a Organização Mundial da Saúde, informam que continuarão trabalhando para encontrar soluções e garantir o acesso global equitativo às tecnologias de combate à epidemia do HIV para todas as populações.

Fonte: site do UNAIDS, 4 de abril de 2023