PREP PELO MUNDO

PURPOSE 2: PrEP injetável semestral com lenacapavir demonstra alta eficácia junto a homens cis, população trans e não binários

A Gilead Sciences anunciou, em 12 de setembro de 2024, os resultados provisórios da fase 3 do ensaio clínico PURPOSE 2, que investiga o uso do lenacapavir como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na modalidade injetável semestral junto a homens cisgênero, homens e mulheres transgênero e pessoas não binárias que fazem sexo com parceiros designados como homens ao nascer do Brasil, Argentina, Peru, México, Estados Unidos, Tailândia e África do Sul. No Brasil, um dos centros participantes do estudo é o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz/RJ.

A boa notícia é que o medicamento reduziu a possibilidade de infecção pelo vírus nos participantes do estudo em 96%. Foram registrados apenas dois casos de incidência do HIV entre os 2.180 voluntários. A análise comprovou a eficácia superior do lenacapavir em comparação com a PrEP oral diária baseada no Truvada.

O Comitê de Monitoramento de Dados independente atestou a eficácia do lenacapavir injetável semestral como PrEP, com recomendação para que a Gilead interrompesse a fase cega do estudo e passasse a oferecer o medicamento a todos os participantes.

“Com resultados tão notáveis em dois estudos de fase 3, o lenacapavir demonstrou enorme potencial para transformar a prevenção e acabar com a epidemia global do HIV”, afirmou Daniel O’Day, presidente e CEO da Gilead. E complementou: “Agora, vamos trabalhar com parceiros regulatórios, governamentais, de saúde pública e comunitários para garantir rapidamente o fornecimento do medicamento para todos que desejem ou precisem da profilaxia em todo o mundo”.

Esse é o segundo ensaio clínico de fase 3 a demonstrar a eficácia superior do lenacapavir injetável semestral como PrEP em relação ao medicamento oral diário. Em junho de 2024, o estudo PURPOSE 1, que contou com a participação de mulheres cisgênero da região da África Subsaariana, também foi encerrado precocemente após atingir seus principais desfechos de eficácia.

Fonte: site da Businesswire, de 12 de setembro de 2024.

(https://www.businesswire.com/news/home/20240911262458/en/Gilead%E2%80%99s-Twice-Yearly-Lenacapavir-for-HIV-Prevention-Reduced-HIV-Infections-by-96-and-Demonstrated-Superiority-to-Daily-Truvada%C2%AE-in-Second-Pivotal-Phase-3-Trial)

Informações sobre o PURPOSE 1, acesse https://imprep.org/2024/06/28/lenacapavir-da-gilead-administrado-duas-vezes-ao-ano-demonstrou-100-de-eficacia-e-superioridade-em-relacao-ao-truvada-diario-para-prevencao-do-hiv-2/