Hepatite C: Quem Ama Cuida!

Topo_Prancheta 1

Você sabia que Hepatite C tem cura?

Faça um autoteste de forma gratuita e segura. Receba o kit pelos correios ou o retire pessoalmente no INI/Fiocruz.

Ativo-1cristo

A hepatite C é um grave problema de saúde pública no Brasil.

Cerca de 700 mil pessoas vivem com hepatite C
crônica e a maioria nem sabe, porque a doença
não apresenta sintomas.

É possível se prevenir da hepatite C?

Sim. Para isso, não compartilhe objetos que possam ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente etc.) ou que sejam utilizados para o uso de drogas (canudos e cachimbos), e use sempre preservativo nas suas relações sexuais.

Quais são os sintomas?

A hepatite C não gera sintomas, portanto a maioria das
pessoas que têm hepatite crônica C desconhece que estão
infectadas pelo vírus. A hepatite C pode levar à cirrose
hepática e ao câncer do fígado.

Já existe vacina contra a hepatite C?

Infelizmente ainda não.
Mas tem tratamento gratuito e seguro pelo SUS.

Hepatite C tem cura?

Sim! O tratamento é à base de comprimidos chamados de “antivirais de ação direta” por 8 a 12 semanas. As taxas de cura são de mais de 90% (9 em cada 10 pessoas tratadas ficam curadas). Basta seguir o tratamento da forma adequada.

Como saber se tenho o vírus da hepatite C?

Uma opção rápida, segura e gratuita, é participar do estudo Hepatite: quem ama, Cuida e fazer um autoteste, através de uma pequena coleta de saliva ou sangue de ponta de dedo (à sua escolha). Você mesmo(a) coleta e fica sabendo.

E o que é melhor: pode fazer o autoteste em qualquer lugar que desejar – o estudo envia o kit e as instruções pra você por correio. Se preferir, pode pegar pessoalmente o material na Farmácia Central do INI/Fiocruz (Av. Brasil, 4.365 RJ/RJ), de 2ª a sábado, das 8h às 16h. Caso o exame dê positivo, calma: a infecção pelo vírus HCV será confirmada por outro exame de sangue chamado PCR-HCV-RNA e você terá todo o acompanhamento necessário.

Quem pode participar do estudo?

Pessoas que se identificam como LGBTI+, com 18 anos ou mais e que morem na área metropolitana do Rio de Janeiro: capital, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí, Magé, Guapimirim, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí,  Rio Bonito, Tanguá e Maricá.

Para saber mais ou para participar do estudo, acesse:

É muito importante realizar o teste para hepatite C, especialmente pessoas com mais de 40 anos que passaram por cirurgias ou transfusão de sangue, fizeram tatuagem antes de 1993, praticam sexo sem preservativo ou foram/são usuários(as) de drogas.


Se preferir fazer o teste pessoalmente, basta procurar uma unidade do SUS. Lá o teste também é gratuito e seguro.

O estudo Hepatite: quem ama, Cuida é coordenado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz), e desenvolvido no âmbito do projeto ImPrEP CAB Brasil. O INI/Fiocruz é um centro de referência para o tratamento de doenças infecciosas no Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde.

Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do INI e pelo Comitê de Ética da Organização Mundial da Saúde.

Realização:
Apoio: