Live ImPrEP aborda a participação comunitária na Global Village da AIDS 2026
As edições da Conferência Internacional de Aids vão além da apresentação de trabalhos científicos, contando, cada vez mais, com a participação comunitária. Na AIDS 2026, realizada no Rio de Janeiro, de 26 a 31 de julho, não foi diferente.
A Global Village (Aldeia Global) ratificou a sua importância no evento, com ativistas de todo o mundo se conectando e compartilhando experiências do universo HIV/aids. Combinando palestras e atividades culturais, o espaço foi palco de mais de 200 atividades, entre sessões, apresentações ao vivo, criação de redes de contatos e visita a estandes de mercado e exposições de arte.
Para saber mais sobre a participação dos ativistas brasileiros na Global Village e debater suas impressões sobre a conferência, o projeto ImPrEP LEN Brasil realizará, no dia 1º de setembro, terça-feira, a live “AIDS 2026: Ecos da Global Village”, às 18h (horário de Brasília), por meio de sua página institucional no Youtube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz – https://www.youtube.com/@projetoimprepini-fiocruz6657).
O encontro virtual contará com a presença de Thiago Jerohan, assessor de Projeto da ONG Gestos – PE, Filipe Estevam, presidente da ONG Impulse Rio e dos educadores de pares Vinicius Francisco, Pisci Bruja, ambos da Casa da Pesquisa/Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP), Laylla Monteiro, Toni Araújo e Josias Freitas, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz-RJ.
A live terá o poio da Aliança Nacional LGBTI+, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais e do Grupo Arco-Íris/RJ, com a mediação dos debates ficando a cargo dos integrantes da educação comunitária do ImPrEP LEN Brasil, Luciana Kamel, Júlio Moreira e Keila Simpson.
Na conta institucional no YouTube, no Canal ImPrEP do site www.imprep.org ou no perfil do Facebook (www.facebook.com/imprepbrasil), é possível assistir a todas as lives já realizadas pelo projeto:
– A estratégia da educação de pares
– Ativismo na luta contra a aids
– PrEP e pessoas trans
– PrEP e HSH
– Redução de danos e chemsex – sexo químico
– Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada
– Criação de ambientes favoráveis nos serviços de acolhimento da população LGBTI+
– Estratégias de educação de pares para populações periféricas
– Existe estigma contra os usuários de PrEP?
– Prevenção combinada para mulheres cis e trans
– Saúde mental e prevenção combinada
– Homens trans e prevenção combinada
– População negra e prevenção combinada
– Dia Internacional de Luta contra a Aids
– Dia Nacional da Visibilidade Trans
– Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia
– Dia Internacional do Orgulho LGBTI+
– Monkeypox: o que precisamos saber sobre essa doença?
– Conservadorismo x Direitos e Saúde LGBTI+
– Ecos do ImPrEP na IAS 2023
– O que sabemos sobre jovens, HIV e prevenção combinada
– Transmasculinidades, não-binariedades e prevenção ao HIV
– Visibilidade Trans na América Latina e os desafios da prevenção
– Ecos da CROI 2025
– Ecos da IAS 2025
– Doxi-PEP: agora temos mais uma prevenção a ISTs bacterianas



