2025 Notícias

Melhoram os resultados de saúde entre pessoas vivendo com HIV na Espanha

A terapia antirretroviral (TARV) transformou o HIV de uma infecção com alto risco de vida em uma condição crônica controlável, permitindo que as pessoas que vivem com o vírus tenham uma expectativa de vida significativamente maior. No entanto, à medida que essa população envelhece, se torna mais suscetível a comorbidades não relacionadas ao HIV, tipicamente associadas ao envelhecimento.

Estudo conduzido por Javier Martínez-Sanz, do Hospital Alejandro Garcia Ramón y Cajal, em Madri, na Espanha, e outros pesquisadores, analisou os eventos graves não relacionados ao HIV em diferentes períodos de tempo. A análise foi apresentada, em forma de pôster, na 32ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI) 2025, realizada de 9 a 12 de março, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Os investigadores definiram três períodos de tempo, com duração de cinco anos cada um: de 2006 a 2011, de 2012 a 2017 e de 2018 a 2023. Eventos graves não relacionados ao HIV foram definidos como eventos cardiovasculares severos, malignidades não relacionadas ao vírus e mortes não acidentais.

Um total de 18.659 participantes, todos residentes em território espanhol, foi incluído na pesquisa, realizada de 2006 a 2023. A incidência de eventos graves não relacionados ao HIV em cada um dos três períodos foi de 1,44, 0,95 e 0,67 casos por 1.000 pessoas-ano de acompanhamento, respectivamente.

A idade prevista para o primeiro evento grave não relacionado ao vírus foi, respectivamente, de 42,2 anos, 45,6 anos e 48,3 anos. Os eventos mais registrados foram infarto do miocárdio não fatal, acidente vascular cerebral não fatal, câncer fatal e não fatal, e morte cardiovascular.

Para os autores, a incidência de eventos graves não relacionados ao HIV diminuiu consideravelmente ao longo do tempo, com um atraso substancial na idade de início desses eventos. Eles destacam que as melhorias no tratamento e nos cuidados com o vírus têm sido fundamentais para um envelhecimento mais saudável dessa população.

Fonte: site do CROI, de 10 de março de 2025.

(https://www.croiconference.org/abstract/475-2025/)