Conhecimento, disposição para uso e adesão à PrEP entre HSH em Gana
Desde a implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV em Gana, em 2020, fatores importantes relacionados ao uso do medicamento por gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) ainda não haviam sido devidamente examinados. Estudo conduzido por Amos Apreku, da Universidade de Gana, na cidade de Accra, e outros pesquisadores, avaliou o conhecimento, a disposição para uso e a adesão à PrEP entre HSH ganeses. O ensaio foi publicado, em 13 de fevereiro de 2025, na revista BMC Infectious Diseases.
Os investigadores conduziram uma pesquisa com HSH maiores de 18 anos e residentes nas dez regiões administrativas de Gana, de agosto de 2022 a junho de 2023. Todos os participantes frequentavam unidades públicas de saúde, eram HIV negativos, relataram ser sexualmente ativos e já ter praticado sexo sem preservativo em pelo menos uma ocasião.
No total, 2.627 voluntários foram incluídos na análise, dos quais 44,5% disseram conhecer a PrEP, 90,4% se mostraram dispostos a usá-la e 17,8% já haviam utilizado o medicamento. O conhecimento sobre PrEP foi cerca de cinco vezes maior entre aqueles que concluíram o ensino superior e aproximadamente quatro vezes maior entre os que tiveram a oportunidade de interagir com educadores de pares.
Em termos de disposição para usar a profilaxia, as probabilidades foram quase nove vezes maiores entre os participantes que sofreram ou que tinham receio de sofrer algum tipo de violência sexual. Os HSH de 25 a 34 anos, assim como os dependentes químicos e aqueles que nunca haviam realizado um teste de HIV, tinham maiores chances de apresentar baixa adesão à PrEP.
Segundo os autores, o conhecimento e a disposição para uso da PrEP entre os HSH de Gana foram satisfatórios, mas a adesão foi considerada baixa. Destacam que as descobertas do estudo devem auxiliar as autoridades de saúde locais na elaboração de políticas públicas que incentivem as populações mais afetadas pelo HIV a aderir à profilaxia.
Fonte: site da BMC Infectious Diseases, de 13 de fevereiro de 2025.
(https://bmcinfectdis.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12879-025-10614-1)