Depressão e risco de suicídio entre minorias sexuais e de gênero: insights do estudo ImPrEP CAB Brasil
A saúde mental desempenha um papel importante na eficácia das estratégias de prevenção do HIV. Modalidades da profilaxia pré-exposição (PrEP) de longa duração podem ajudar a superar barreiras relacionadas à persistência à adesão à PrEP e devem ser consideradas para as pessoas que enfrentam desafios de saúde mental.
Estudo conduzido por David Coelho, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, e do Hospital Geral de Massachusetts, e outros pesquisadores*, explorou a associação entre fatores sociodemográficos, depressão e risco de suicídio em jovens de minorias sexuais e de gênero participantes do ImPrEP CAB Brasil, desenvolvido em seis cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Manaus e Campinas). A pesquisa foi apresentada, em forma de pôster, na 32ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada de 9 a 12 de março, em São Francisco, nos Estados Unidos.
Depressão e risco de suicídio foram avaliados antes da primeira aplicação da PrEP injetável de longa duração com cabotegravir, com um monitoramento contínuo ocorrendo durante o estudo. Participantes que tivessem um diagnóstico positivo de depressão eram imediatamente encaminhados para avaliação psiquiátrica.
De outubro de 2023 a setembro de 2024, 1.200 voluntários foram incluídos na análise e receberam a primeira injeção de PrEP. A maioria era composta por gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com outros homens cisgêneros – HSH (91%), de 25 a 30 anos (62%), pretos e pardos (61%) e com mais de 12 anos de escolaridade (72%). No geral, 11% tinham diagnóstico de depressão moderada/grave e 9,6% apresentavam risco de suicídio.
As mulheres transgênero registraram maiores taxas de depressão (24,2%) e risco de suicídio (16,7%) quando comparadas com HSH cisgênero (taxas de 9,9% e 8,9%, respectivamente). Homens transgênero apresentaram os maiores índices gerais de depressão e risco de suicídio (30,8%), enquanto pessoas não-binárias/queer apresentaram taxas de 13,3% para cada um dos resultados. A depressão foi mais diagnosticada em participantes com menos de 12 anos de escolaridade e o risco de suicídio foi mais elevado entre voluntários de 18 a 20 anos.
Segundo os autores, existem altas taxas de depressão moderada/grave e risco de suicídio entre as minorias sexuais e de gênero participantes do ImPrEP CAB Brasil, especialmente em pessoas transgênero, jovens e aqueles com um menor grau de escolaridade. Eles ressaltam a necessidade urgente da integração de intervenções de saúde mental em programas de distribuição de PrEP.
*Autores:
David Coelho (1,2), Carolina Coutinho (1), Brenda Hoagland (1), Alessandro Farias (3), José Valdez Madruga (4), Josué Lima (5), Maria Paula Mourão (6), Cristina Pimenta (1), Cristina Jalil (1), Marcos Benedetti (1), Monica Derrico (1), Thiago Torres (1), Valdiléa Veloso (1), Beatriz Grinsztejn (1) e Grupo de Estudos ImPrEP CAB Brasil
1 – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil
2- Divisão de Psiquiatria Pública e Comunitária, Hospital Geral de Massachusetts. Boston, EUA
3 – Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa, Salvador, Brasil
4 – Centro de Referência em Treinamento para IST/Aids, São Paulo, Brasil
5 – Centro de Referência em IST/Aids, Campinas, Brasil
6 – Hospital de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, Manaus, Brasil.