2024 Notícias

Desvendando fatores relacionados à adesão à PrEP entre jovens sul-africanas

Estudo liderado por Danielle Giovenco, da Fundação Desmond Tutu, localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul, e outros pesquisadores, examinou fatores, como a saúde mental e o uso de substâncias, que influenciaram a adesão à profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na modalidade oral diária entre adolescentes/jovens mulheres sul-africanas. A análise foi apresentada, em forma de pôster, na 5ª Conferência de Pesquisa em Prevenção do HIV (HIVR4P 2024), realizada, de 6 a 10 de outubro, em Lima, Peru.

Os investigadores utilizaram, de abril de 2022 a abril de 2024, dados de um programa de implementação da PrEP focado exclusivamente em jovens da Cidade do Cabo. A profilaxia foi oferecida a 7.317 adolescentes/jovens mulheres, de 15 a 29 anos, por meio de quatro clínicas móveis e 12 unidades de saúde locais.

A média de idade das participantes foi de 21 anos e a maioria (78%) recebeu a PrEP em uma clínica móvel. Pouco mais de 8% relataram sintomas moderados ou graves de depressão/ansiedade, que não diferiram por faixa etária, e 49% informaram uso excessivo de álcool, que variou de acordo com a idade (54% dos casos foram registrados em participantes de 20 a 24 anos e 21% aconteceram em mulheres maiores de 25 anos).

No total, 31% das adolescentes/jovens mulheres apresentaram uma adesão perfeita à PrEP, enquanto 24% não quiseram tomar a profilaxia. As demais iniciaram o medicamento, mas o interromperam durante o período de acompanhamento. Sintomas moderados ou graves de depressão/ansiedade e o uso excessivo de álcool foram fortemente associados à adesão à PrEP em todas as faixas etárias, principalmente entre as voluntárias de 15 a 19 anos.

Segundo os autores, os resultados do estudo revelam uma relação inesperada entre saúde mental, uso de substâncias e adesão à PrEP por parte das adolescentes/jovens mulheres sul-africanas. Eles destacam que novas pesquisas sobre o assunto são necessárias para que essas descobertas possam ser ratificadas.

Fonte: site de HIVR4P, de 6 de outubro de 2024.

(https://programme2024.hivr4p.org/Abstract/Abstract/?abstractid=1969)