ImPrEP CAB Brasil participará da HIVR4P 2024
Organizada pela International Aids Society, a 5ª Conferência de Pesquisa em Prevenção do HIV (HIVR4P) acontecerá em Lima, Peru, presencial e virtualmente, de 6 a 10 de outubro de 2024. A expectativa é reunir cerca de 1.500 cientistas, pesquisadores, representantes comunitários, entre outros interessados, que participarão de simpósios, apresentações orais, pôsteres e palestras.
A HIVR4P é a única conferência científica global focada exclusivamente no campo desafiador e de rápido crescimento da pesquisa de prevenção do HIV, promovendo a troca de conhecimento interdisciplinar sobre vacinas, microbicidas, profilaxia pré-exposição (PrEP), tratamento como prevenção e intervenções biomédicas, bem como suas implicações sociais e comportamentais.
Mais uma vez, o projeto ImPrEP CAB Brasil estará presente no evento, com a divulgação de dois trabalhos científicos: “Vantagens e desvantagens percebidas da escolha da PrEP por jovens sexuais e minorias sexuais e de gênero no Brasil – um estudo qualitativo” (Cristina Pimenta et al) e “Envolvimento da comunidade para implementação do cabotegravir injetável de longa duração (CAB-LA) como PrEP no Brasil (Luciana Kamel et al).
A pesquisadora do ImPrEP CAB Brasil, Cristina Pimenta, representará o projeto no simpósio satélite “O que aprendemos com os estudos de implementação ao incluir o CAB-LA como opção de PrEP?”, promovido pela ViiV Healthcare, a se realizar no dia 7, às 14h (horário local), no painel que discutirá o cabotegravir injetável como opção de PrEP na prestação de serviços diferenciados para diversas populações. Outras iniciativas apoiadas pela ViiV Healthcare, como o projeto PrEP 15-19 Escolhas, do Brasil, e o Projeto PrEP, da África do Sul, também participarão do simpósio satélite.
No rol das atividades pré-conferência, destaque para a presença do ImPrEP CAB Brasil, no dia 5, na reunião de trabalho do grupo PrEP Choice Investigators, rede global de pesquisadores e instituições envolvidos com a implementação do CAB-LA. O encontro abordará as atualizações e compartilhamento de resultados dos estudos que integram o grupo, as experiências de testagem de HIV com usuários de cabotegravir injetável, harmonização de indicadores, entre outros temas.