Espaço Trans PrEP, HSH e trans PrEP: tecnologia de prevenção

Tradução e adaptação de tecnologias móveis para o uso da PrEP entre HSH, travestis e mulheres trans nos EUA

Atualmente, diversas tecnologias móveis em saúde (mHealth, do inglês mobile health) têm sido desenvolvidas para auxiliar na adesão e na persistência quanto ao uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. No entanto, para que seu impacto seja maximizado, é importante que as mHealth sejam acessíveis aos diferentes perfis de usuários. Em países multiculturais como os Estados Unidos, é preciso levar em conta, por exemplo, a disponibilização dessas ferramentas em espanhol, dado o grande número de residentes ligados ao idioma naquele país.

Estudo de autoria de Albert Liu, do Departamento de Saúde Pública de São Francisco (EUA), e outros pesquisadores*, inclusive do INI/Fiocruz, adaptou para o espanhol duas tecnologias para mHealth disponíveis nos Estados Unidos: o PrEPmate e o DOT Diary, que têm como objetivo apoiar o uso da PrEP oral diária entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres trans. O artigo foi publicado na edição de março de 2024 no JMIR Formative Research.

O PrEPmate é uma intervenção de mensagens de texto que promove interações entre fornecedores de PrEP e usuários. Por sua vez, o DOT Diary é um aplicativo para celular que promove o autogerenciamento do uso da profilaxia e da saúde sexual por meio de um diário eletrônico.

Para traduzir para o espanhol e adaptar culturalmente essas tecnologias, o estudo selecionou três grupos focais com 15 HSH, travestis e mulheres trans falantes de inglês e espanhol que residiam em São Francisco e Miami. A seguir, um teste piloto de um mês foi realizado com 21 participantes para avaliar a usabilidade e a aceitabilidade dos resultados.

Em relação ao processo de adaptação, participantes dos grupos focais de ambos as tecnologias gostaram dos resultados e da usabilidade das plataformas, além de oferecerem sugestões de melhoria. Durante o período do teste piloto, a utilização das duas ferramentas no dia a dia foi alto, indicando sua viabilidade e usabilidade. Segundo os autores do artigo, tal resultado positivo apoia a realização de mais testes com o PrEPmate e o DotDiary em escala nacional para residentes dos Estados Unidos.

Link do artigo: https://formative.jmir.org/2024/1/e54073

*Autores do artigo:

Albert Liu (1), Cat-Dancing Alleyne (1), Susanne Doblecki-Lewis (3), Kimberly Koester (2), Rafael Gonzalez (1), Janie Vinson (1), Hyman Scott (1,2), Susan Buchbinder (1) e Thiago Torres (4).

(1) Bridge HIV, Departamento de Saúde Pública de São Francisco, São Francisco, EUA

(2) Departamento de Medicina, Universidade da Califórnia, São Francisco, EUA

(3) Departamento de Medicina, Universidade de Miami, Escola de Medicina Miller, Miami, EUA

(4) Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.