Espaço HSH Espaço Trans PrEP, HSH e trans

Adesão da PrEP entre travestis, mulheres trans e HSH trabalhadores(as) do sexo na Tailândia

Como se sabe, a profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma das ferramentas de prevenção mais eficazes atualmente disponíveis no mundo contra o HIV. Embora estudos com a PrEP já tenham sido feitos com travestis, mulheres transgênero e gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), poucos tratam especificamente da parcela dessas populações que atuam como trabalhadores(as) do sexo.

Visando preencher essa lacuna, estudo conduzido por Brian Weir, da Universidade Johns Hopkins e outros colaboradores, foi publicado no periódico The Lancet Regional Health – Southeast Asia em maio de 2023, acerca do projeto The Combination Prevention Effectiveness (COPE), realizado de 2017 a 2019 em duas cidades na Tailândia: Bangkok e Pattaya. A análise contou com 846 participantes travestis, mulheres trans e HSH trabalhadores(as) do sexo com idade de 18 a 26 anos. O objetivo era fornecer PrEP oral durante 12 meses para avaliar a adesão às pílulas e a eficácia na proteção contra o HIV, bem como oferecer aconselhamento e testes periódicos para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Dos 846 voluntários, 62,8% iniciaram a profilaxia logo nos primeiros 30 dias de participação no projeto e 12,3% em meses posteriores, ao passo que 24,9% acabaram não iniciando a PrEP até o fim do estudo. Entre os 531 que iniciaram imediatamente a PrEP, 85,9% permaneceram fazendo uso da profilaxia até o final de 12 meses de participação no COPE.

A adesão às pílulas entre os que iniciaram a PrEP se manteve alta (94,2%) e nenhuma soroconversão ao HIV ocorreu nesse grupo. Por outro lado, 10 participantes foram infectados por HIV durante o estudo, nenhum deles fazendo uso da profilaxia no momento da infecção. A partir da taxa de incidência entre travestis, mulheres trans e HSH trabalhadores(as) do sexo na Tailândia, os autores do artigo projetaram que o uso da PrEP evitou 18 infecções entre os 846 voluntários.

Os resultados demonstraram ótima adesão e aceitabilidade da PrEP entre o público-alvo do estudo, reforçando a efetividade de programas com a profilaxia.

Link para o artigo: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S277236822300077X?via%3Dihub