Live do ImPrEP CAB Brasil, na próxima terça (5/9), às 19h, abordará os principais ecos da IAS 2023
Mais uma vez, a Conferência da International AIDS Society sobre Ciência do HIV cumpriu o desafio de apresentar os trabalhos científicos mais atuais e de ponta em relação ao tema no mundo. Em sua 12ª edição, realizada de 23 a 26 de julho de 2023, em Brisbane, na Austrália, a IAS 2023 reuniu presencial e virtualmente cerca de 5 mil pessoas, entre cientistas, pesquisadores, estudiosos e interessados, por meio de 1.400 trabalhos disponibilizados.
Como já virou tradição, o projeto ImPrEP CAB Brasil esteve presente na conferência, tendo como principal destaque de sua programação a organização do simpósio satélite “Preparação para a implementação da PrEP com cabotegravir injetável de longa duração – o projeto ImPrEP CAB Brasil”.
Para abordar a participação do projeto, bem como aspectos de destaque da conferência, o ImPrEP CAB Brasil promoverá, na próxima terça-feira, 5 de setembro de 2023, às 19h (horário de Brasília), a live “Ecos do ImPrEP na IAS 2023”, que será transmitida em sua página institucional no Facebook (@imprepbrasil).
O encontro virtual, que conta com o apoio da Aliança Nacional LGBTI+, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e do Grupo Arco-Íris, terá a presença das seguintes especialistas que participaram da IAS: Tatianna Alencar, analista de Políticas Sociais e assessora especialista em Prevenção do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde; Mayara Secco, médica infectologista e pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz/RJ; e Keila Simpson, coordenadora comunitária do ImPrEP CAB Brasil para a população trans e presidenta da Antra. A mediação ficará a cargo de Julio Moreira e Luciana Kamel, coordenador comunitário para a população HSH e assessora de educação comunitária do ImPrEP CAB Brasil, respectivamente.
Além de traçar um cenário geral do que foi a conferência e as principais contribuições que trouxe para o universo do HIV/aids, a live abordará o impacto dos resultados da IAS nas políticas públicas de prevenção no Brasil, a incidência de IST entre HSH e mulheres trans, o reflexo dos debates junto à comunidade LGBTI+, entre outros temas.
No Canal ImPrEP deste site ou na conta institucional no YouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz), é possível assistir a todas as lives já realizadas:
-A estratégia da educação de pares
– Ativismo na luta contra a aids
– PrEP e pessoas trans
– PrEP e HSH
– Redução de danos e chemsex – sexo químico
– Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada
– Criação de ambientes favoráveis nos serviços de acolhimento da população LGBTI
– Estratégias de educação de pares para populações periféricas
– Existe estigma contra os usuários de PrEP?
– Prevenção combinada para mulheres cis e trans
– Saúde mental e prevenção combinada
– Homens trans e prevenção combinada
– População negra e prevenção combinada
– Dia Internacional de Luta contra a Aids
– Dia Nacional da Visibilidade Trans
– Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia
– Dia Internacional do Orgulho LGBTI+
– Monkeypox: o que precisamos saber sobre essa doença?
– Conservadorismo x direitos e saúde LGBTI+