2023 Notícias

Teste rápido de urina dos usuários da TARV à base de tenofovir pode indicar adesão ao tratamento e supressão viral

Um estudo, conduzido por Kelly Johnson, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, Estados Unidos, descobriu que, para as pessoas que fazem terapia antirretroviral (TARV) à base de tenofovir, um teste rápido de urina pode ser usado para indicar a adesão ao tratamento e prever a supressão viral.

A análise, apresentada na 30ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada de 19 a 22 de fevereiro de 2023, em Seattle (EUA), coletou, de junho de 2019 a dezembro de 2021, 83 amostras de urina de 75 participantes vivendo com HIV, que realizavam tratamento baseado no tenofovir alafenamida (TAF), em duas clínicas de atendimento primário em São Francisco.

Todos os voluntários tinham mais de 18 anos e a média de idade foi de 45 anos para pessoas com supressão viral e 55 anos para pessoas sem supressão viral. Trinta indivíduos eram brancos, 36 negros e nove latinos. Quase todos foram designados como homens no nascimento.

No geral, foram 68 amostras de participantes com supressão viral e 15 de voluntários sem supressão viral. Não houve diferença significativa nos resultados por idade, gênero ou raça/etnia. Os níveis médios de tenofovir foram de 3.190 ng/ml para aqueles que suprimiram o vírus e 690 ng/ml nas amostras daqueles que não conseguiram a supressão.

A modelagem estatística mostrou que os níveis de tenofovir acima de 1.500 ng/ml foram fortemente associadas à supressão viral. Cerca de 90% dos participantes que antigiram esse nível de tenofovir estavam, de fato, com o vírus suprimido. Em contrapartida, pouco mais de 63% dos que não alcançaram esse nível não apresentavam supressão viral.

Os autores sugerem que o uso do teste rápido nos postos de atendimento pode apoiar o monitoramento contínuo da adesão de pessoas que vivem com HIV ao tratamento à base de tenofovir. No entanto, eles advertem que qualquer medida farmacológica de adesão deve ser combinada com outras intervenções científicas a fim de garantir melhores resultados.

Fonte: site da CROI de 23 de fevereiro de 2023.

(https://www.croiconference.org/abstract/urine-tenofovir-levels-predict-viral-suppression-in-patients-on-tenofovir-alafenamide/)