2023 Notícias

Estudo aponta que compartilhar medicamentos anti-HIV é prática comum em Uganda

Uma em cada dez pessoas em uso da terapia antirretroviral (TARV) em Uganda relatou já ter compartilhado seus medicamentos anti-HIV com outros indivíduos. Esse, o principal destaque de um estudo liderado por Caitlin Kennedy, da Universidade Jonhs Hopkins, na cidade norte-americana de Baltimore, apresentado na 30ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada de 19 a 22 de fevereiro de 2023, em Seattle, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores buscaram avaliar a proporção de pessoas que haviam compartilhado, dado, comprado ou vendido seus comprimidos e se existia alguma relação entre essa prática e a supressão viral. De 2018 a 2020, cerca de 20 mil pessoas responderam ao questionário elaborado, mas apenas 2.852 disseram estar em TARV e foram incluídas na amostra final. As mulheres superavam os homens em uma proporção de dois para um.

Desses participantes, 266 (9,3%) disseram já ter dado, recebido ou comprado TARV pelo menos uma vez, mas nenhum voluntário declarou ter vendido o medicamento. Quase 7% (193 indivíduos) afirmaram ter compartilhado, recebido ou comprado comprimidos no ano anterior ao início da análise.

Os homens (12,9%) eram mais propensos a receber o medicamento de uma outra pessoa do que as mulheres (7,4%). Quase um em cada cinco homens, com idade de 25 a 35 anos, admitiu ter trocado de tratamento dessa maneira.

Os pesquisadores usaram uma análise de regressão para estimar se o compartilhamento de TARV estava relacionado com a supressão viral. As pessoas que forneciam o medicamento, mas nunca recebiam, tinham duas vezes menos chances de alcançar a supressão viral do que aquelas que não davam nem ganhavam comprimidos. Enquanto isso, os participantes que relataram apenas receber a TARV apresentavam maior probabilidade de atingir a supressão.

Segundo Kennedy, o estudo não informou quais razões levaram as pessoas a compartilhar, dar ou vender o medicamento. Ela afirma que novas perguntas serão acrescidas ao questionário nas próximas pesquisas.

Fonte: site da CROI de 23 de fevereiro de 2023.

(https://www.croiconference.org/abstract/art-sharing-is-common-and-associated-with-viremia-a-population-based-study-in-uganda/)