2023 Notícias

Implantes de islatravir podem ser promissora opção de PrEP

Conduzido por Alessandro Grattoni, do Instituto Metodista de Pesquisas de Houston, nos Estados Unidos, um estudo apresentado na 30ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada de 19 a 22 de fevereiro de 2023, em Seattle (EUA), indica que implantes de islatravir inseridos sob a pele de macacos podem ser uma nova e promissora opção como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV.

Durante a análise, realizada de 2019 a 2021, os implantes inseridos sob a pele das costas dos macacos produziram uma liberação sustentada de islatravir semelhante em machos e fêmeas. Os níveis do medicamento foram medidos e mantidos estáveis por mais de 20 meses.

Para atestar a efetividade da substância, os pesquisadores desafiaram os animais com exposições repetidas ao SHIV (um vírus híbrido símio-humano semelhante ao HIV), com seis macacos machos e seis fêmeas recebendo dez exposições ao vírus uma vez por semana. Nenhum macaco com implante de islatravir foi infectado, o que levou os estudiosos a concluírem que o medicamento conferiu uma proteção de 100% contra a infecção retal e vaginal. Em contraste, todos os macacos do grupo de controle, que não receberam os implantes, adquiriram o vírus.

De acordo com os pesquisadores, os implantes se mostraram bem tolerados, produzindo algumas leves inflamações locais, mas sem nenhum sinal de toxicidade sistêmica. Não foram registrados eventos adversos graves, mesmo com os animais expostos a altas doses da substância.

“Nosso implante nanofluídico de islatravir é uma tecnologia altamente promissora para a prevenção do HIV. Esse tratamento subcutâneo será uma ferramenta capaz de melhorar a captação, a adesão e a implementação da PrEP”, comentaram os autores.

Fonte: site da CROI, de 20 de fevereiro de 2023.

(https://www.croiconference.org/abstract/ultra-long-acting-refillable-islatravir-implant-fully-protects-nhp-against-shiv/)