2023 Notícias

Confira as principais questões debatidas no webinar da IAS sobre PrEP injetável

Promovido pela International AIDS Society (IAS), em 30 de março de 2023, o webinar “Tornando a PrEP acessível: atualizações sobre as opções injetáveis de longa duração” reuniu especialistas para debater aspectos variados acerca dessa modalidade da profilaxia pré-exposição ao HIV, com mediação de Renata Sanders, membro do Conselho de Administração da IAS.

A primeira a explanar foi a brasileira Beatriz Grinsztejn, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST/HIV do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), presidente eleita da IAS e pesquisadora principal do ImPrEP CAB Brasil, projeto responsável em avaliar a viabilidade da oferta da PrEP injetável no país. Em sua apresentação, Beatriz destacou os resultados dos estudos HPTN 083 e HPTN 084, que investigaram a eficácia do cabotegravir injetável de longa duração (CAB-LA) entre homens que fazem sexo com homens (HSH), mulheres transgênero e mulheres cisgênero. A pesquisadora informou que, em ambos os ensaios, a PrEP injetável apresentou resultados superiores aos da PrEP oral e lembrou da importância de se introduzir essa nova modalidade da profilaxia no continente africano, o mais atingido pela epidemia de HIV.

Em seguida, foi a vez de Sunil Solomon, professor da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, localizada em Baltimore, nos Estados Unidos. Ele traçou um panorama dos estudos sobre a PrEP injetável apresentados na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada em fevereiro de 2023, e também destacou a alta eficácia do medicamento. O professor encerrou a sua participação pedindo que as pessoas com moradia instável, por estarem altamente expostas ao vírus, sejam priorizadas no acesso à profilaxia.

A terceira apresentação ficou a cargo de Shakirah Namwanje, membro do Conselho de Prevenção da Comunidade de Mulheres Africanas, que abordou a importância da PrEP injetável entre as mulheres africanas, principalmente para as mais jovens e em estado de vulnerabilidade.  Shakirah lembrou o preconceito e o estigma enfrentados por essa população e cobrou urgência na disseminação da profilaxia em todo o continente.

Coube a Mitchell Warren, diretor-executivo da AVAC e membro do Conselho de Administração da IAS, encerrar o evento. Mitchell detalhou as principais diferenças entre a PrEP oral e o CAB-LA e apresentou um plano para acelerar a introdução da modalidade injetável entre as populações mais vulneráveis do mundo. Informou que, até o momento, já foram realizados 27 estudos, em 19 países, envolvendo a PrEP injetável e finalizou cobrando um maior engajamento da sociedade civil no combate ao HIVem todo o mundo.

A gravação do webinar da IAS encontra-se em  https://www.youtube.com/watch?v=KQcEkqKOUFY