HIV, IST e Outros

Uso do efavirenz, aumento da gordura corporal e idade avançada podem levar à testosterona baixa de homens vivendo com HIV

Um estudo reunindo homens franceses que vivem com a infecção pelo HIV controlada, conduzido por Marie Lachâtre, do Hospital de Paris, descobriu que ter idade avançada, usar efavirenz como terapia antirretroviral (TARV), possuir alta porcentagem de gordura corporal e uma contagem mais baixa de CD4 são fatores ligados a níveis baixos de testosterona. O ensaio foi publicado, em 24 de novembro de 2022, na revista AIDS.

A pesquisa, realizada na França, aconteceu de janeiro de 2013 a junho de 2016. No total, foram inscritos 231 homens vivendo com HIV, a maioria entre 30 a 40 anos, em uso da TARV e com carga viral suprimida. Duas amostras de sangue foram coletadas, com intervalo de oito dias, para medir os níveis de testosterona livre (não ligada a nenhuma outra proteína no sangue) e os níveis gerais de testosterona. Participantes com doenças oportunistas anteriores e problemas hepáticos ou renais foram excluídos.

No geral, 20 (8,7%) voluntários apresentaram baixos níveis de testosterona, o que representa o dobro da taxa encontrada na população geral da mesma faixa etária. Os fatores de risco identificados incluíam idade média superior a 45 anos, contagem de CD4 abaixo de 200 cópias/mmᶟ, uso de TARV contendo efavirenz e percentual de gordura total igual ou superior a 19%.

O percentual de gordura total compara o nível de gordura corporal com o peso total, sendo 15% o valor médio esperado para os homens. O aumento da quantidade de tecido adiposo pode aumentar a conversão de testosterona em estrogênio para além do esperado, o que proporciona o crescimento do tecido mamário.

Cerca de 55% dos participantes relataram disfunção erétil e uma piora geral da qualidade de vida. Trinta e três por cento informaram sintomas de depressão e 18% apresentaram diagnóstico de osteoporose. No entanto, segundo os autores, não houve uma ligação significativa dessas ocorrências com baixos níveis de testosterona.

Fonte: site da revista AIDS, de 24 de novembro, de 2022.

(https://journals.lww.com/aidsonline/pages/articleviewer.aspx?year=2022&issue=07010&article=00002&type=Fulltext)