2022 Notícias

Eficácia da PrEP no mundo real em homens com alto risco de infecção pelo HIV na França: um estudo de caso-controle

A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV tem demonstrado alta eficácia em ensaios clínicos, mas poucos estudos observacionais confirmaram sua eficácia quando prescrita na vida real para usuários com perfis de risco diversos.

Um estudo francês comparou novos diagnósticos de HIV em homens adultos em risco de contrair o vírus que estavam tomando a PrEP com diagnósticos em homens que não usavam o medicamento e descobriu que a eficácia geral da profilaxia nessa população foi de 60%. O ensaio, conduzido por Hugo Jourdain, da Agência Nacional para a Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde (França) , foi publicado, em 29 de junho, na revista The Lancet Public Health.

De um total de 46.706 indivíduos, 256 pacientes com infecção pelo HIV foram identificados e corresponderam a 1.213 controles. Os usuários da PrEP responderam por 29% dos casos e 49% dos controles. A eficácia da profilaxia foi de 60% no geral, atingindo 93% para uma quantidade de consumo indicado de PrEP e 86% se excluindo períodos após a descontinuidade no uso da PrEP.

A eficácia da profilaxia foi significativamente reduzida em pessoas com menos de 30 anos (26%) e naqueles socioeconomicamente mais desfavorecido (64%) – ambos os grupos apresentaram baixas quantidades de consumo de PrEP e altas taxas de descontinuidade.

Entre os voluntários que tomavam a PrEP e passaram a viver com o vírus, apenas 7% usaram o medicamento por mais de 75% do tempo do estudo. Já entre os que tomaram a profilaxia e não adquiriram HIV, 40% usaram o medicamento por mais de 75% do tempo da pesquisa.

Oitenta e oito por cento dos usuários da PrEP que testaram positivo para o HIV (64 dos 73 participantes) interromperam o medicamento em algum momento durante o estudo. Trinta e quatro o reiniciaram e, desses, 47% foram diagnosticados com o vírus.

Os autores alertam que uma limitação do estudo foi não conseguir distinguir entre o uso infrequente, mas correto, da PrEP sob demanda (ou PrEP 2+1+1) e a adesão inadequada à PrEP oral diária. No entanto, trabalhos anteriores, como o IPERGAY, principal ensaio francês sobre o assunto, mostram que a modalidade sob demanda da profilaxia é tão eficaz quanto as outras.

Fonte: site da revista The Lancet HIV, de 26 de junho de 2022.

(https://doi.org/10.1016/S2468-2667(22)00106-2)