2022 Notícias

Live ImPrEP celebrará o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, na próxima terça-feira (28/6/22)

Há 53 anos, iniciava-se o moderno movimento LGBTI+, aceso pela explosão da revolução de Stonewall. Muitas batalhas, com perdas e vitórias aconteceram no caminho. Entre várias lutas, o enfrentamento à epidemia da aids e a resposta comunitária construída por pessoas vivendo e convivendo com o HIV foram essenciais para o desenvolvimento de novas tecnologias de prevenção, abordagem e aconselhamento sobre saúde sexual. Para marcar a importância do movimento, celebra-se em 28 de junho o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+.

Nesta terça-feira (28/6/2022), às 19h, o ImPrEP promoverá, em sua página institucional no Facebook (@imprepbrasil), uma live especial sobre a data que contará com a participação de educadores e educadoras de pares, ativistas, estudiosos e profissionais da saúde. Já confirmaram presença Vagner de Almeida, assessor/coordenador de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids e cineasta; Leonardo Pereira, coordenador do GT de Eventos da Rede Jovens Rio+; Luciana Kamel, gerente de projetos comunitários HVTN; Kelly Vieira, educadora de pares e presidente da Associação em Prol da Cidadania e dos Direitos Sexuais Estrela Guia; e Erika Faustino, educadora de pares.

Os participantes falarão sobre os avanços e desafios para a prevenção combinada, o acesso às populações mais vulneráveis e a incorporação das informações na prática do autocuidado. O encontro, mais uma vez realizado em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+, terá a mediação do coordenador comunitário do ImPrEP, Júlio Moreira.

No Canal ImPrEP desta página ou na conta institucional noYouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz), é possível assistir a todas as lives já realizadas:

-A estratégia da educação de pares

– Ativismo na luta contra a aids

– PrEP e pessoas trans

– PrEP e HSH

– Redução de danos e chemsex – sexo químico

– Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada

– Criação de ambientes favoráveis nos serviços de acolhimento da população LGBTI

– Estratégias de educação de pares para populações periféricas

– Existe estigma contra os usuários de PrEP?

– Prevenção combinada para mulheres cis e trans

– Saúde mental e prevenção combinada

– Homens trans e prevenção combinada

– População negra e prevenção combinada

– Dia Internacional de Luta contra a Aids

– Dia Nacional da Visibilidade Trans

– Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia